PUB
                             
Lifestyle - 06.11.2018

As joias e as obras de arte mais desejadas e bem preservadas da história podem ser adquiridas nas mais importantes casas de leilões da Europa. Paris, Londres, Estocolmo, Berlim e Viena acolhem as leiloeiras mais conceituadas e procuradas pelos grandes colecionadores. Fique a conhecer algumas das principais casas de leilões da Europa.

 

Artcurial

Onde: Paris, França

Situada numa das zonas mais charmosas da cidade de Paris, entre a famosa Avenue Montaigne e os Champs-Elysées, a Artcurial é, atualmente, a principal casa de leilões francesa. Fundada em 2002, hoje é uma casa de leilões multifacetada. Ao longo dos anos tem inovado continuamente lançando novas especialidades como “Design” e “Street Art” e rapidamente conquistou um lugar de vanguarda no mercado da arte. Reconhecida internacionalmente, a maioria das suas vendas ocorre em Paris e no Mónaco. No entanto, a experiência da Artcurial estende-se “além-fronteiras”, graças à sua presença em cidades como Bruxelas, Milão, Munique e Viena com os seus escritórios de representação. A casa francesa alcança ainda os mercados de Pequim, Telavive e Nova Iorque, através das exposições que realiza duas vezes por ano. Arte e decoração, carros de coleção, joias, relógios e vinhos são as suas principais áreas de especialização. Em 2015, a Artcurial organizou as suas primeiras vendas, em Hong Kong e Marrocos e, em 2017, adquiriu a John Taylor, uma das mais antigas empresas imobiliárias de luxo.

 

Lempertz

Onde: Berlim, Alemanha

A Kunsthaus Lempertz não é só uma das maiores casas de leilões de arte da Europa, mas também a mais antiga de propriedade familiar do mundo. A sua história remonta a 1798, quando Johann Matthias Heberle abriu uma "loja de antiguidades com leilões", na cidade de Colónia, na Alemanha, posteriormente adquirida por Heinrich Lempertz, em 1849. A partir de então, passou a designar-se de «JM Heberle (H. Lempertz)». Em 2000, a Kunsthaus Lempertz integrou o grupo International Auctioneers, fundado em 1993, que reúne as oito principais casas de leilões do mundo. Em 1908, a Lempertz foi a primeira casa a leiloar arte europeia e asiática e foi em 1958 que iniciou os seus leilões de arte moderna. Desde 1989, a Lempertz é também a primeira casa de leilões alemã a leiloar arte contemporânea e fotografia. Antiguidades, artesanato e porcelana também estão entre os leilões anuais, tal como a arte africana, leiloada desde 1992, a partir da filial de Bruxelas. Atualmente, a Lempertz está presente em Nova Iorque, Zurique, São Paulo, Bruxelas, Colónia, Berlim e Munique.

 

Bukowskis

Onde: Estocolmo, Suécia

Especializada em arte, design e antiguidades, a Bukowskis organiza leilões para vendedores e compradores de todo o mundo há 150 anos. Os leilões são realizados nas modernas instalações do seu edifício, localizado no Berzelii Park, em Estocolmo. Com uma vasta experiência no mercado de leilões a Bukowskis tem conseguido alcançar preços recordes ao longo dos últimos anos para várias obras de artistas como Andy Warhol, Otto G Carlsund, Anders Zorn, Picasso, Axel Einar Hjorth e Georg Haupt. Com escritórios em Estocolmo, Malmo, Gotemburgo e Helsínquia, a Bukowskis dispõe de uma equipa de avaliadores que estão disponíveis para realizar visitas domiciliárias em toda a Suécia. Além dos leilões online que são realizados diariamente e que estão disponíveis para compradores de todo o mundo, a Bukowskis também dispõe de um serviço Private Sales com contratos que são ajustados à medida de cada cliente, através dos quais se pode realizar compras ou vendas em qualquer época do ano, sem estar vinculado às datas de leilão. Em 2014, a Bukowskis também decidiu apostar no mercado do imobiliário e criou o serviço Real Estate, onde são leiloadas propriedades de luxo, desde grandes ícones da arquitetura moderna até apartamentos seculares ou propriedades à beira-mar.

 

Fellows

Onde: Birmingham, Reino Unido

Fundada em Birmingham, em 1876, a casa de leilões Fellows foi considerada este ano “a principal leiloeira regional do Reino Unido” pelo Antiques Trade Gazette. Especializada em relógios e joias, está localizada no histórico bairro de joalharia de Birmingham e no Mayfair, em Londres. O seu inventário está em constante mudança, o que faz da Fellows um importante “centro de atenções” entre fornecedores e colecionadores. Com uma presença bem sólida no meio online, está preparada para alcançar uma vasta variedade de clientes internacionais. O seu serviço de licitação online, com áudio e vídeo ao vivo, permite aos colecionadores participarem em todos os leilões, onde quer que estejam, sem nunca comparecerem pessoalmente.

 

Dorotheum

Onde: Viena, Áustria 

Fundada em 1707, pelo Imperador Joseph I, a Dorotheum é hoje a maior casa de leilões de língua alemã da Europa, líder na Europa central e uma das mais antigas e maiores casas de leilões do mundo. Depois de ter alcançado uma série de recordes mundiais em leilões, a Dorotheum expandiu-se internacionalmente e, atualmente, detém escritórios de representação em várias cidades europeias como Munique, Düsseldorf, Milão, Roma, Londres, Praga e Bruxelas. Pinturas do século XIX, arte moderna, clássica e contemporânea, antiguidades, art nouveau, joalharia e relógios compõem a oferta dos principais leilões realizados pela Dorotheum, que conta com uma equipa de mais de 100 especialistas. Localizada no magnífico Palais Dorotheum (antigo convento Dorotheerkirche), em Dorotheergasse, de estilo neobarroco, esta casa de leilões oferece um ambiente único. Os seus leilões especiais, nomeadamente de design, fotografia, instrumentos científicos históricos e objetos de arte em porcelana ou vidro, atraem entusiastas e colecionadores de todo o mundo à cidade austríaca.

 

 

Bonhams

Onde: Londres, Reino Unido

É uma das maiores e mais conceituadas leiloeiras de arte, antiguidades, automóveis e joalharia do mundo, e a única casa de leilões internacional de propriedade familiar, dirigida por britânicos. Em 2000, a Bonhams foi incorporada à Brooks Auctions, uma leiloeira norte-americana especializada em antiguidades, arte e joalharia, e pouco tempo depois passou para a Phillips Son & Neale. Os leiloeiros norte-americanos Butterfields juntaram-se ao grupo, em 2002. A Bonhams realiza mais de 400 vendas especializadas por ano em 60 categorias diferentes e está presente em várias cidades do mundo, como Nova Iorque, Los Angeles e Hong Kong, além da sua “cidade-natal” (Londres) desde a data da sua fundação, em 1793. Com especialistas em todas as principais áreas de arte, antiguidades, joalharia e automóveis de coleção, a Bonhams é reconhecida pelo vasto conhecimento da sua equipa, sendo uma escolha natural para os principais vendedores e colecionadores.

Artigos relacionados...

Christofle reinventa MOOD com Karl Lagerfeld

Uma autêntica obra de arte útil e decorativa

(Re)descobrir a Beira Interior

O encontro perfeito entre a história e a natureza

InterContinental Lisbon tem novos quartos

Projeto foi apresentado com originalidade

Aqua Village Health Resort & Spa reforça estatuto de excelência

Melhor resort de luxo para famílias da Europa

Os leilões mais exclusivos

Europa é o centro das grandes casas de leilões

Os Mais Vistos

Lifestyle

Projeto foi apresentado com originalidade

Lifestyle

Uma autêntica obra de arte útil e decorativa

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33