PUB
                             
PUB
Bem-Estar - 03.03.2017

Antioxidante... Muitos de nós já ouviram ou leram esta palavra, mas sabemos de facto o seu significado?

O que está realmente por trás que nos possa trazer algum benefício?

Um alimento antioxidante ajuda a emagrecer, a criar defesas? E uma Sopa Antioxidante!?...

Vamos, então, por partes: os antioxidantes são uma substância que evita a formação de radicais livres no organismo, ou seja, retardam o envelhecimento celular, ajudam na manutenção da saúde da pele e colaboram na prevenção de doenças; a sua presença no organismo tem como função proteger as células saudáveis contra a ação oxidante dos radicais livres. Por outras palavras, o consumo de alimentos antioxidantes (também pode ser consumido em suplementos de vitaminas) previne problemas de saúde, para além daqueles que foram mencionados anteriormente, e doenças cardiovasculares, pulmonares ou aterosclerose e Alzheimer.

De entre os principais antioxidantes presentes nos alimentos destacam-se as vitaminas A, C, E, flavonoides, carotenoides, licopeno, ómega-3, polifenóis, zinco e selénio.

Agora, uma vez que já percebemos que é fundamental incluir estes alimentos na nossa dieta alimentar, passemos à parte prática – como identificá-los entre os legumes e as frutas?

Para uma sopa, eis os legumes a ter em conta: couve, espinafre cru (também pode ser cozido, mas a sua capacidade de absorção de radicais de oxigénio – ORAC - é maior), beterraba, pimento, brócolos, abóbora, gengibre, alho, beringela, cebola, cenoura, ervilha, entre outros.

Quando pensar em fazer um “smoothie” ou apenas um snack de frutas e/ou frutos secos, tenha em atenção incluir alguns destes: ameixa escura, amoras, morango, romã, framboesa, mirtilo, maçã, lima, kiwi, laranja, bagas de goji, nozes, sementes de linhaça, amêndoa, de entre outros alimentos a incluir, um que é antioxidante, faz muito bem (este tema ficará para uma próxima “conversa”) - o cacau!

Com toda esta riqueza que a natureza nos dá e para uma apaixonada por alimentação saudável, este foi, sem dúvida, o “kick of” que mudou a minha vida! A curiosidade aumentou no momento em que comecei a pesquisar com mais seriedade os benefícios e as respetivas propriedades de cada alimento, aliado a um Detox de Sopa, no momento em que decidi fazer o meu primeiro (há 7 meses atrás). Desde então, faço uma vez por mês. Sentimos uma necessidade de purificação, eliminação de toxinas, limpeza do fígado e uma vez que o índice glicémico das sopas é baixo, obrigatoriamente a tendência é a de perder peso.

Não é um processo fácil… não há magias. Tudo depende do nosso empenho, mas pergunto, o que é que é fácil nesta vida que consigamos dar o devido valor? E se pensarmos bem, são apenas 3 dias de um mês inteiro, onde, no final, terminamos com mais energia, desintoxicados e porque não e já agora, mais elegantes?!

Depois disso, é desfrutar, saber ouvir e respeitar o seu organismo…

Até já! Be well!

Por Marta Wahnon

 

F Luxury TV

PUB

Os Mais Vistos

Bem-Estar

Modalidades para praticar na estação mais fria

Lifestyle

Nova linha Great Characters presta tributo a uma lenda do cinema

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33