PUB
                             
PUB
Bem-Estar - 03.02.2017

O nosso dia-a-dia é cada vez mais stressante. O trânsito, o trabalho, as responsabilidades com a família, as preocupações... Tanto para tratar e tão pouco tempo para o fazer. Esta corrida constante contra o relógio conduz facilmente à sensação de que os acontecimentos e o tempo fogem do nosso controlo. E isso reflete-se na nossa saúde física e mental.

Tristeza, apatia, mau humor, ansiedade, ter insónias ou dormir demasiadas horas, ter falta de apetite ou comer em excesso, adiar constantemente aquilo que tem de ser feito e evitar o contacto social podem ser indicadores de stress. Reconhece estes sintomas do seu dia-a-dia? Se a resposta for positiva, saiba que está na hora de aprender a relaxar.

Com a adoção de algumas estratégias simples é possível equilibrar a sua vida, de forma a alcançar a harmonia e viver de uma forma menos stressante. Para o ajudar nesta tarefa, sugerimos-lhe 9 formas de voltar à calma, recarregar energias e, assim, conseguir enfrentar cada novo dia cheio de motivação, vontade e boa disposição.

Durma bem -Uma boa noite do sono é essencial para que se sinta bem-disposto e ativo no dia seguinte. Além de ser vital para a atividade cerebral e para a renovação celular, ajuda a recuperar da atividade física e a processar a informação que recebeu durante todo o dia, acabando por curar a ansiedade de uma forma natural. Procure dormir entre 7 a 9 horas por noite, sendo que este número varia de acordo com o organismo de cada um.

Espreguice-se! - Reserve os primeiros minutos do seu dia a esta atividade. Espreguiçar desperta o cérebro e os músculos, estimula a circulação, dando mais energia, e aumenta a flexibilidade, evitando dores musculares. Procure repetir esta atividade ao longo do dia, sempre que o seu corpo lhe pedir. Ele vai agradecer e a sua disposição também.

Respire fundo - Nos momentos em que tudo se torna caótico ou se sente ansioso, faça uma pausa e respire fundo. Concentre-se exclusivamente na sua respiração, inspirando e expirando repetitivamente. Depois de alguns minutos, sentir-se-á muito melhor. Este exercício ajuda-o a controlar as tensões nervosas e a trazer calma ao seu corpo, diminuindo o ritmo cardíaco e aliviando a ansiedade.

Desligue-se - Por mais difícil que seja, desligue-se de tudo o que é tecnologia. Tire algumas horas longe dos computadores, tablets, telemóveis e afins e vá sair com os amigos, leia um bom livro ou, se gostar de escrever, use um caderno como diário. Colocar os sentimentos no papel traz mais leveza e equilíbrio para a sua vida. Escolha um momento do dia para se libertar da «tirania» da tecnologia e verá que não há mal nenhum em ficar «desligado» do mundo durante algum tempo.

Medite - Mesmo que nunca tenha meditado, experimente fazê-lo, até porque não tem de ser nada complicado. Basta escolher um sítio calmo, onde se possa sentar sem ser incomodado e a partir daí é fechar os olhos e tentar limpar a mente. Concentre-se na forma como se sente, na sua respiração, vá desacelerando a mesma, sinta o ar a fluir, a entrar e sair do seu corpo. Esta não só é uma excelente forma de relaxar como ajuda a que ganhe consciência dos mecanismos que permitem controlar-se em situações mais stressantes. E a boa notícia é que não precisa de muito tempo. Dez minutos por dia são suficientes.

Mexa-se – Não é novidade para ninguém que, no que toca a aliviar stress, a prática de atividade física é uma dica comum. Mas a verdade é que funciona e pode ser, igualmente, uma fonte de prazer. O exercício físico liberta a tensão e promove a libertação de endorfinas – os químicos naturais para se sentir bem -, ajudando o corpo a aliviar a ansiedade. Esta é também uma excelente forma de relaxar, uma vez que lhe proporciona algum tempo de qualidade sozinho, para contemplar, refletir e esquecer, ao mesmo tempo que o ajuda a manter-se em forma. Tente caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta ou dançar todos os dias.

Tome um banho de imersão -Um banho morno pode ajudá-lo a descontrair e a recuperar as energias no final do dia. Comece por criar um ambiente relaxante, acendendo algumas velas e pondo uma música tranquila. Encha a banheira com água, espuma e enfie-se dentro dela. Se quiser coloque também umas gotas de alfazema na água. Depois feche os olhos e deixe-se estar assim, afastado do mundo, durante, pelo menos, 20 minutos.

Faça uma massagem – Isto é exatamente aquilo que o corpo e a alma pedem em momentos críticos de stress. Coloque-se nas mãos de um profissional durante uma hora de plena felicidade ou peça a alguém que lhe faça uma massagem de relaxamento. Vai ver como se irá sentir mais aliviado das tensões do quotidiano.

Ria muito - Rir é uma boa terapia antisstress, já dizia o provérbio «rir é o melhor remédio». Por isso, procure rir muito. Rirmo-nos de nós próprios não só ajuda a descomplicar as situações, como reduz a presença das hormonas do stress na circulação sanguínea, relaxa os músculos tensos, ajuda o sistema imunitário a funcionar melhor e dá-nos uma sensação de satisfação pessoal.

Por Carla Mateus

F Luxury TV

PUB

Os Mais Vistos

Bem-Estar

Modalidades para praticar na estação mais fria

Lifestyle

Nova linha Great Characters presta tributo a uma lenda do cinema

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33