PUB
                             
PUB
Bem-Estar - 08.01.2017

Praticar atividade física é bom para todas as idades. Para as crianças,com menos de 14 anos, é importante todo o cuidado para evitar lesões precoces, mas é igualmente importante que tenham, pelo menos, uma atividade adaptada a cada idade.

Os pais devem incentivar a prática de desporto entre as crianças, oferecendo opções como cursos e atividades ao ar livre. Porém estudos científicos mostraram que especializar-se num só desporto não é bom para a criança.

Especialistas em Traumatologia Desportiva explicam que uma parte do esqueleto das crianças, a cartilagem de crescimento, ainda não é resistente. Por estar em fase de desenvolvimento, a criança poderia sofrer traumas específicos diferentes dos adultos. Por isso, as crianças que praticam um único desporto podem sofrer sobrecarga. De acordo com os especialistas,as lesões mais comuns detectadas são dor no calcanhar, lesões na parte de trás do joelho, ligamento cruzado anterior e menisco.No caso do menisco, se a criança não tratar ainda na infância poderá desenvolver artrose quando adulto.

As crianças devem praticar várias disciplinas desportivas para desenvolver diferentes habilidades motoras. O desporto mais recomendado é a natação, que permite, além do desenvolvimento físico, zelar pela segurança da criança, quer numa piscina ou no mar.

Existem países como os Estados Unidos, em que as escolas mudam de desporto a cada três meses. O importante é que haja uma rotatividade e alteração dos movimentos, que façam uso das diferentes partes do corpo e trabalhem tanto a parte direita como a parte esquerda. Desta forma, o equilíbrio e a prevenção estão assegurados durante o seu desenvolvimento.

Por Sara Torres

 

F Luxury TV

PUB

Os Mais Vistos

Bem-Estar

Modalidades para praticar na estação mais fria

Lifestyle

Nova linha Great Characters presta tributo a uma lenda do cinema

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33