PUB
                             
Gourmet - 09.10.2018

O restaurante Geographia é uma grande novidade na capital lisboeta. Um espaço que faz tributo à cultura e gastronomia portuguesa. Uma viagem que empreendemos através de uma seleção de pratos que, não sendo 100 por cento nossos, também o acabam por ser. Tal é percetível através da partilha de ingredientes e de técnicas culinárias, que se traduzem num conjunto de sabores intensos e que evocam a fusão de culturas e tradições dos portugueses pelo mundo.

O próprio nome Geographia, utilizando a grafia antiga, pretende levar quem o visita num regresso à época em que Portugal estabelecia relações diplomáticas, económicas, políticas, sociais e comerciais pelos quatro cantos do mundo. Quanto à escolha da imagem e do logotipo recaiu sobre o desenho de Albrecht Dürer do rinoceronte Ulisses, um símbolo do cruzamento de culturas de expressão portuguesa.

Este espaço de celebração da comida lusófona é um projeto com três sócios à cabeça, amigos, que decidiram embarcar em conjunto numa nova aventura: Ruben Obadia, antigo jornalista, Miguel Júdice, empresário com diversos negócios em Portugal, e Lucyna Szymanska, responsável de uma das maiores agências de modelos da Polónia, a D’Vision. A F Luxury Magazine teve o privilégio de visitar o restaurante e poder desfrutar de um almoço, na companhia de um deles, o Ruben, num menu de degustação que representou bem a oferta diferenciada e cheia de sabor do restaurante.

Situado na interseção de três dos bairros mais tradicionais e carismáticos de Lisboa, a Lapa, as Janelas Verdes e Santos, o Geographia apresenta experiência de serviço, e um ambiente e decoração que trazem ao presente o mundo mágico das viagens de descoberta, sejam as epopeias de outrora ou as que hoje fazemos ou ainda sonhamos vir a fazer. Para completar a experiência, a música que se escuta tem a curadoria da empresa especializada em marketing sensorial, Mufyn, que acompanha cada almoço ou jantar com um som adequado e próprio.

No menu, podemos encontrar pratos com origem e influências vindas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Goa, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. No nosso caso específico, pudemos apreciar nas entradas “Dim Sum de minchi com molho de pimentos doces carne picada e molho de soja”, “Fritinhos dos quatro continentes com molhos orange spice e aioli” (que inclui pastéis de bacalhau com mandioca, ao invés de batata, e Croquetes de Carne de Sol) e “A sapateira que queria ser casquinha de siri”. Como prato principal, provámos “Caril de camarão à Goesa com arroz de côco” e “Escondidinho de puré de mandioca e leite de côco com bacalhau à Bulhão Pato”. Na categoria de carnes, foi a vez de “Escondidinho de puré de mandioca e leite de côco com carne de sol” e “Picanha maturada com baião de dois e mandioca frita”. Nos doces, oscilámos entre o “Melhor pão de ló do Universo com coulis de frutos vermelhos” e a “Mousse de chocolate de São Tomé com o seu salame”. De comer e chorar por mais…

Os vinhos que acompanham o menu, oriundos de pequenos produtores nacionais, seguem o mesmo conceito dos pratos presentes no menu, e vêm reforçar a experiência. O mesmo se passa com o azeite, o café, o chá e o picante, que vão passar a ser vendidos para quem quiser perpetuar a experiência em casa.

De destacar, o fecho especial: o café Geographia, um fantástico blend, com grãos selecionados em pequenos produtores, torrados a lenha de forma tradicional, de Timor, São Tomé, Cabo Verde, Brasil (Arábica) e Angola (Robusta).

O objetivo foi homenagear a cozinha portuguesa, sem ser saudosista, como recordou Ruben, através dos países que a influenciaram decisivamente. Não perca a oportunidade de uma experiência ímpar. Aberto há dois meses, na Rua do Conde, n.º 1, em Lisboa, o Geographia está aberto de segunda a sábado, das 12h30 às 15h e das 19h30 às 23h30.

Artigos relacionados...

Champanhe

A história das melhores maisons

“La Liste” inclui nove restaurantes portugueses

Negócios Estrageiros de França escolhem os melhores

Maior trufa branca de Alba da década em Lisboa

Chef Tanka Sapkota apresenta iguaria no Come Prima

Perrier-Jouët Grand Brut – Tokyo Limited Edition

Uma edição limitada inspirada na capital japonesa

Restaurante Ibo apresentou a sua nova carta

Projeto de João Pedro Pedrosa de inspiração moçambicana

Os Mais Vistos

Bem-Estar

Modalidades para praticar na estação mais fria

Lifestyle

Nova linha Great Characters presta tributo a uma lenda do cinema

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33