PUB
                             
Gourmet - 17.08.2018

Aberta recentemente, a Valdo Gatti é a pizzeria da sustentabilidade por excelência: aos produtos nacionais e naturais junta apenas ingredientes italianos DOP, num projeto consciente, autêntico e, acima de tudo, cheio de sabor.

Esta nova pizzeria do Bairro Alto rege-se por dois valores que orientam o conceito da carta e do espaço, e que são também reflexo dos ideais da equipa: toxic-free e genuíno. A tentativa de evitar o desperdício, a atenção ao impacto ambiental do negócio e o uso de ingredientes frescos (assim como o respeito pelo seu tempo de vida) fazem deste um projeto singular.

A F Luxury Magazine teve a oportunidade de degustar um jantar neste espaço amigo do ambiente, ficando a conhecer mais sobre as iguarias gastronómicas biológicas que a Valdo Gatti tem para oferecer.

Perante uma carta repleta de diversas opções, o mais difícil será escolher o que irá provar. Para abrir o apetite, encontrará entradas que vão desde o pão de alho, preparado com diferentes acompanhamentos, às beringelas no forno com mozzarella e tomate.

Com 12 propostas de pizzas confecionadas com ingredientes biológicos de pequenos produtores, num forno que combina lenha certificada que provém da limpeza das florestas e gás, a massa de pizza da Valdo Gatti destaca-se, de entre vários motivos, pelas 48 horas de fermentação antes da sua confecção. Poderá também optar pela Pizza do Dia, que abre espaço à criatividade dos pizzaiolos e dá a conhecer novos sabores, além da Come ti pare para ser construída pelo cliente. O facto de ter um regime de alimentação específico, como o veganismo, não deverá ser impedimento para visitar este espaço, pois a Valdo Gatti possui opções vegan que o irão deixar com água na boca.

A fechar a refeição, o típico e tradicional Tiramisú tem lugar de destaque, a par de uma mousse de chocolate preto sem lactose e glúten, a Cioccolato, e dos deliciosos gelados da Nannarella. Não se esqueça de experimentar o Limontejo, um licor fabricado no nosso Alentejo que o transportará para terras italianas com a brisa de Portugal sempre presente.

Antonio Menghi, carinhosamente chamado “Antonino”, por ter apenas 27 anos, é o maestro pizzaiolo da Valdo Gatti, natural da região da Puglia, em Itália, que se lançou por esse mundo fora, a espalhar a palavra (e os sabores) da tradição gastronómica italiana.

A sustentabilidade não se limita à carta, estende-se às bebidas e ao espaço — a Valdo Gatti conforta o estômago e a consciência. A acompanhar as pizzas, os sumos são naturais e prensados a frio no momento, e o vinho é biológico e servido em garrafas de vidro reutilizáveis. A água sai da torneira, mas chega à mesa só depois de filtrada, num jarro de vidro, e o plástico foi banido, por isso as palhinhas são de material biodegradável.

Uma história italiana, uma paixão portuguesa: Valdo Gatti é um dos espaços a visitar este verão.

Artigos relacionados...

“La Liste” inclui nove restaurantes portugueses

Negócios Estrageiros de França escolhem os melhores

Maior trufa branca de Alba da década em Lisboa

Chef Tanka Sapkota apresenta iguaria no Come Prima

Perrier-Jouët Grand Brut – Tokyo Limited Edition

Uma edição limitada inspirada na capital japonesa

Restaurante Ibo apresentou a sua nova carta

Projeto de João Pedro Pedrosa de inspiração moçambicana

Natal mais doce com a Ladurée

Sugestões para a noite da consoada

Os Mais Vistos

Beleza

A sua nova Eau de Parfum

Lifestyle

Oferta a convite do Consulado Geral de Angola em Portugal

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33