PUB
                             
Entrevistas - 14.10.2017

As origens da Bell & Ross remontam a 1992, quando Carlos A. Rosillo e Bruno Belamich decidem juntar as suas áreas de conhecimento na criação de uma nova marca relojoeira. Da união dos seus apelidos surge o nome Bell & Ross.

No início, a Bell & Ross inspirou-se, sobretudo, nos relógios profissionais de aviação, alargando, posteriormente, os horizontes a novos territórios... Atualmente, a Bell & Ross continua a focar-se nos profissionais de atividades extremas, como pilotos, mergulhadores ou membros da guarda costeira, fabricando relógios que respondam com precisão às suas necessidades profissionais, mas mantendo um design apelativo para um uso quotidiano.

Estivemos à conversa com um dos co-fundadores desta marca de relógios de luxo, Carlos Rosillo, responsável pela orientação estratégica e pela direção da mesma. É a combinação do perfil empreendedor de Rosillo, CEO, com a inspiração de Bruno Belamich, Diretor Criativo, que determina a essência da Bell & Ross, que desde setembro reforçou a sua presença e aposta no mercado português, através de uma parceria com a Torres Distribuição.

 

- O que distingue a Bell & Ross das outras marcas de relógios?

Bem, a Bell & Ross é única porque os nossos relógios nasceram da paixão e obsessão que temos para oferecer o tempo mais claro e confiável aos profissionais. Nossa ideia fundadora é a de que o tempo é essencial para profissionais que trabalham em condições extremas.

Queríamos replicar relógios muito simples dos anos cinquenta a setenta, que já não existiam em 1990.

Estamos posicionados no segmento de relógios profissionais e técnicos, onde o nosso icónico e intemporal modelo de caixa quadrada é classificado como o modelo-chave. Os nossos relógios demonstram uma experiência de relojoaria única, satisfazendo os requisitos militares mais rigorosos. Construímos a nossa reputação de relógios sob quatro princípios principais: legibilidade, resistência à água, funcionalidade e precisão.

 

- Em que contexto surgiu a paixão e a fusão entre a inspiração militar e os relógios de luxo?

Para nós, os dois andam de mãos dadas. O nosso objetivo é produzir os relógios mais confiáveis, inspirados nos relógios militares, mas ao mesmo tempo oferecer um produto de luxo, que cria emoção. É através da combinação de um ótimo fabricante, designers internos, uma boa rede de distribuição, bem como uma estratégia de bom serviço, que conseguimos obter o relógio militar de luxo perfeito.

 

- Uma das missões da Bell & Ross é conceber relógios destinados a profissionais que trabalham em condições extremas. O relógio é um instrumento profissional?

Sim, é, as unidades de elite para as quais somos os fornecedores de relógios oficiais, como a francesa GIGN, estão a usar os nossos relógios diariamente. Embora, hoje, o relógio seja menos usado como ferramenta, ainda se pode encontrar funções úteis nos nossos relógios que podem ser úteis para estes profissionais. Tomemos, por exemplo, o nosso último relógio, o V2-94 Garde-Côtes, que presta homenagem aos socorristas marítimos e possui um pulsómetro. Juntamente com o cronómetro, ele mede a frequência cardíaca e pode ser útil para fornecer os primeiros socorros.

 

- Quais são as características principais num relógio design especialmente para profissionais que trabalham em condições extremas?

Bem, depende do trabalho que esses profissionais fazem… dependendo dos seus campos de ação, eles têm requisitos técnicos diferentes: por exemplo, um mergulhador profissional precisará de um relógio que resista à pressão de grandes profundidades e uma proteção completa contra impactos, graças a uma capa e vidro mais espessos, como nosso mais novo BR03-92 Diver.

 

- Aviadores, astronautas, mergulhadores ... Os relógios Bell & Ross dominam vários campos de especialização. A sua equipa de especialistas e técnicos é o segredo para o conhecimento necessário da relojoaria?

Para garantir que um relógio atenda às expectativas dos seus utilizadores na perfeição, na Bell & Ross montamos uma equipa de especialistas com conhecimentos complementares. Todos têm o mesmo objetivo: criar o relógio utilitário perfeito. Utilizadores profissionais, designers, engenheiros e mestres relojoeiros combinam os seus conhecimentos e experiência guiados por uma única divisa: nunca deixar que o essencial seja comprometido pelo supérfluo e criar o relógio mais confiável.

 

- Os relógios Bell & Ross também estão adaptados a um uso cotidiano. O que motivou a marca a se concentrar também no grande público como alvo?

Principalmente, os nossos relógios são feitos para responder a necessidades profissionais específicas, são modelos inspirados em ferramentas e relógios profissionais. Estamos orgulhosos de ter desenvolvido alguns modelos excelentes para unidades profissionais muito específicas: Segurança civil, caça-minas, submarinos, aeronaval… e continuamos a trabalhar em mercados profissionais. Isso significa que desenvolvemos uma experiência que é o nosso know-how em termos de desenvolvimento de produtos. Usamos essa experiência para todos os nossos relógios, mesmo aqueles comprados pelo grande público.

Mas é claro, o cliente profissional é apenas uma pequena parte do nosso negócio. Hoje em dia, o relógio é um objeto estatuário e completa um certo estilo de vida. O nosso cliente pode-se identificar através dos nossos relógios com aqueles heróis em que nossos relógios foram concebidos pela primeira vez.

 

- Qual o papel do comércio eletrónico nas vendas da Bell & Ross? Existe algum plano para abrir uma loja em Portugal?

Desde o seu lançamento, em 2009, a e-boutique vem desempenhando um papel crescente na nossa estratégia de vendas e, hoje em dia, ocupa um lugar importante dentro da nossa rede de distribuição. Atualmente, a nossa e-boutique está presente em mais de 23 países e é nosso objetivo expandir e disponibilizá-la em todo o mundo.

No entanto, estamos nos concentrando também na expansão da nossa rede física de retalho, que cresce continuamente, e estamos atualmente à procura de uma boa oportunidade para abrir uma loja em Portugal.

 

- Sendo tão forte no comércio eletrónico do site oficial da Bell & Ross, quais os elementos extra que podemos encontrar nas lojas/ boutiques?

Na verdade, não há diferença na oferta entre a nossa e-boutique e os pontos de venda tradicionais. Ambos os canais têm a mesma importância para nós e não privilegiamos um em detrimento do outro. Oferecemos os mesmos produtos, com a mesma qualidade de serviço, por isso, deixamos o critério de escolher entre as duas opções para os nossos clientes: há quem prefira o contato físico dentro de um ponto de venda, outros podem gostar de comprar e receber o seu relógio ou acessório diretamente na sua casa.

Como complemento, nas nossas lojas dedicadas, oferecemos aos nossos clientes a experiência completa da Bell & Ross, uma imersão privada e personalizada para descobrir o DNA da nossa marca e os nossos relógios num ambiente íntimo: dentro dos salões privados das lojas, os clientes são apresentados para a marca, a sua filosofia e os seus relógios por um membro da loja.

 

- Como é que a Bell & Ross inclui os relógios femininos nas suas coleções sem perder a sua identidade como uma marca focada em relógios para uso profissional?

Nos últimos anos, percebemos que as mulheres são cada vez mais atraídas pelos relógios masculinos e, em particular, pela nossa marca por causa do design. Elas não querem apenas levar emprestado o relógio do namorado; elas querem possuir um. No entanto, os nossos modelos icónicos, com o seu diâmetro de 46 mm ou 42 mm, podem parecer muito imponentes para os seus pulsos. É por isso que, em 2008, lançámos uma versão mais elegante e inteligente do relógio icónico, mais adaptado ao pulso feminino, a coleção BRS. Com o seu diâmetro de 39mm e com materiais como cerâmica e diamantes pretos ou brancos, os relógios BRS têm um toque mais feminino. Considerando o nosso DNA e antecedentes, quando se trata da nossa nova linha BRS, foi natural inspirar-se nas nossas origens e, em seguida, dar-lhe uma interpretação chique e contemporânea.

Tomemos, por exemplo, o nosso modelo feminino mais recente, o BRS Novarosa, que continua a nossa viagem às estrelas, pois está inspirado nos tons cor de rosa das Supernova, as estrelas que explodem na vastidão do espaço. O design do novo relógio é o mesmo que o das outras peças da família BR, inspiradas nos instrumentos de aviação: "um círculo dentro de um quadrado", mas o seu mostrador rosa e os diamantes que adornam duas das três versões, dão a essa linha um toque muito chique e feminino.

 

- Sendo conhecido pelo seu vínculo com o universo da aviação, o que motivou a Bell & Ross a criar uma parceria dentro da Fórmula 1, um novo campo para a marca?

Como bem disse, tomámos a nossa inspiração do universo da aviação. O nosso objetivo é permanecer fiel à nossa origem, no entanto, estamos sempre ansiosos por superar novos desafios. A Fórmula 1 é o pináculo do automobilismo, então, entrar neste novo território é um "reconhecimento" de nosso know-how sobre o qual estamos muito orgulhosos. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com as suas equipas e partilhando experiências. Além disso, é interessante para nós, em termos de partes de mercado, chegarmos aos fãs de Fórmula 1, com um grande potencial, interessados na beleza da mecânica e da inovação. Estamos a lidar com pessoas apaixonadas, com um forte espírito de clube como a nossa comunidade Bell & Ross. Com esta nova parceria, as oportunidades em termos de criação são ilimitadas…

 

- A Bell & Ross planeia inscrever-se em outras colaborações e parcerias no futuro?

Estamos em busca permanente de novos desafios e inovações. Estendermo-nos para novos campos é um exercício muito inspirador para nós. Todos os anos, estamos a explorar novos campos de especialização, mas isso não significa que vamos voltar as costas para o universo da aviação. Nós sempre permaneceremos fiel às nossas origens, embora sempre estejamos à procura de novos campos inspiradores. A nossa capacidade de adaptação e a nossa força para obter inspiração de diferentes universos é a ilustração do nosso poder de criatividade, mas sempre procuramos permanecer constantes e coerentes na nossa criação. Inovamos mantendo-os fiéis aos nossos princípios fundadores. Nós sempre fizemos relógios profissionais para os campos da marinha, terra e ar. Qual o próximo campo que a marca de relógios da aviação explorará? Fique atento e siga-nos.

Artigos relacionados...

Carlos Gil

Designer de Moda

Bruno Caetano de Oliveira

Um chef angolano em ascensão

Os Mais Vistos

Lifestyle

As melhores praias de sonho

Food & Drinks

Eating with the Stars

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33