People - 28.05.2018

Gonçalo Teixeira é um dos melhores modelos masculinos portugueses de sempre. Em 2016, foi considerado pelo site models.com um dos 52 manequins masculinos mais sexies do mundo.
Natural da Costa da Caparica, deu os primeiros passos no concurso Elite Model Look, em 2005, tendo terminado em primeiro lugar. Com 29 anos tem já no seu currículo marcas como Emporio Armani, John Richmond, Cesare Paciotti. Foi também o rosto internacional da Guess Watches. A somar vários êxitos numa carreira internacional, em Portugal ganhou o troféu Globos de Ouro em 2012 e 2013 e o Fashion TV Awards 2012, ambos na categoria de Melhor Modelo Nacional.

Em que momento da sua vida decidiu que queria ser modelo?
Creio que tomei a decisão de me tornar modelo a tempo inteiro depois da minha primeira viagem a Barcelona, a convite da minha agência em Espanha.

Trocou um curso de Publicidade e Marketing pela carreira de manequim. Foi sempre um sonho seu ou algo lhe despertou esta paixão pela moda?
Eu nunca pensei ou sonhei em ser modelo. Foi algo que surgiu por acaso na minha vida. Depois de fazer alguns trabalhos, comecei a gostar cada vez mais e a dedicar-me a cem por cento.

Se alguma vez deixar de ser modelo, que outra profissão se vê a exercer? Gostaria de voltar à área da Publicidade e Marketing ou tem outros sonhos?
Essa é uma questão em que já pensei. Gostaria muito de abrir o meu restaurante/ bar de praia na minha cidade natal, a Costa de Caparica. Em relação ao curso de Marketing e Publicidade, certamente que já não o irei concluir, apesar de ter assimilado informações vitais que, quem sabe, poderei vir a utilizar mais tarde.

Todos sabem que o mundo da moda é muito mais do que aquilo que se vê. Consegue contar-nos algo de especial que lhe tenha acontecido?
Seria muito difícil enumerar todas as coisas especiais que me aconteceram ao longo destes 12 anos de carreira, mas, por exemplo, viajar pelo mundo fora e poder fotografar em lugares incríveis, ou ser reconhecido na rua em Los Angeles. Este tipo de coisas faz-me sentir especial e sentir que a minha carreira é seguida por muitas pessoas.

Tem algum conselho para quem queira seguir os seus passos?
Dedicação! Sem dedicação não se chega muito longe em praticamente nenhuma área, mas nesta especialmente, porque existe muito trabalho de bastidores, antes de chegarmos à frente de uma câmara e esse trabalho começa com os cuidados pessoais como uma alimentação correta, praticar desporto, etc.

Ao longo da sua carreira internacional, quais foram as campanhas que mais gostou de fazer? Prefere as campanhas publicitárias ou os desfiles?
As campanhas que mais me marcaram foram, sem dúvida, a campanha de perfume da Guess fotografada por Mikael Jansson, a de Brian Atwood, onde fui fotografado por Mert & Marcus ao lado da manequim Candice Swanepoel, e a campanha da Guess Jeans, que fiz ao lado da manequim Gigi Hadid. Prefiro as campanhas publicitárias.

Há alguém, em particular, com quem gostasse de trabalhar?
Neste momento, posso dar-me ao luxo de dizer que estou relativamente realizado em relação a ter trabalhado com alguém que gostasse, tendo em conta que já tive o prazer de ser fotografado pelos melhores fotógrafos do mundo, como por exemplo, para além dos que mencionei anteriormente, o Greg Kadel ou o Mariano Vivanco, e ao lado das melhores manequins como é o caso da Isabeli Fontana, Sara Sampaio, Gigi Hadid e Candice Swanepoel.

Quais são os seus modelos de referência?
Nunca tive uma referência na área da moda. Mas se tivesse de mencionar alguém talvez o Mark Vanderloo, por tudo o que representava para a moda na época em que se afirmou como modelo.

Quais são, para si, as suas melhores qualidades? E defeitos?
Eu não vejo o mundo ou as pessoas através das suas qualidades ou defeitos, mas tentando responder à questão, sou uma pessoa muito focada e decidida em ser o melhor naquilo a que me proponho. Defeitos, talvez o facto de gostar de ser perfecionista... deveria saber relaxar mais de vez em quando (risos).

Trabalha numa indústria onde a beleza é o fator mais importante. Com certeza que se preocupa com a sua, mas, para si, o que é mais importante nos outros? A beleza exterior ou interior?
A interior, sem dúvida, porque uma personalidade menos interessante numa pessoa muito bonita por fora, anula todo o seu brilho, enquanto uma pessoa menos bonita exteriormente, mas com carisma, atrai muito mais.

Sendo um dos 45 manequins masculinos mais sexies do mundo, qual é o segredo para a sua forma física?
Beber muita água, ingerir alimentos com pouco açúcar e fazer muito desporto. Para mim, este é o segredo para a longevidade. Poderia alongar-me mais sobre este tema, mas a entrevista ficaria muito extensa.

Tem algum projeto em mãos? Alguma ambição ou objetivo que ainda queira conquistar?
Acredito que tenho uma vida pela frente e desejo vivê-la ao máximo. Para um futuro a médio prazo, sem dúvida que gostava de abrir o meu restaurante de praia como já referi, mas até lá ainda tenho muito que viajar e conhecer.

 

Os Mais Vistos

Lifestyle

Parceria comemorada com peças de edição limitada

Lifestyle

Um instrumento de escrita que homenageia a imaginação e os sonhos

A F Magazine no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33