People - 19.01.2018

No passado dia 15, foram apresentados os resultados dos Prémios Mesa Marcada: Os 10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos 2017. Esta 9ª edição ocorreu no Alcântara Café, em Lisboa, onde o grande vencedor foi João Rodrigues, chef do restaurante “Feitoria”, que conquistou o primeiro lugar no ranking das categorias principais: chef e restaurante. João Rodrigues repete, assim, posição do ano passado, em que também garantiu o primeiro lugar nas duas categorias, contrariando a hegemonia de José Avillez, que ocupava esta posição há sete anos.

Vasco Coelho Santos foi outro chef que se destacou, com a entrada direta do seu restaurante “Euskalduna” para o 8º lugar no ranking dos 10 Restaurantes Preferidos, assim como uma subida galopante de 50 lugares em relação a 2016 ao atingir a 9ª posição no top “10 Chefes Preferidos de 2017”. O chef portuense arrecadou também o prémio de “Chefe Revelação do Ano”, um galardão que homenageia o cozinheiro que mais se destacou, entre os primeiros, na lista de “Os 10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos do Mesa Marcada.

O “Euskalduna”, restaurante liderado por Vasco Coelho Santos, venceu também o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano 2017, atribuído ao restaurante que mais subiu, entre os primeiros, no ranking dos “Preferidos” do Mesa Marcada. No “Prémio Mesa Diária”, a “Taberna Ó Balcão”, de Rodrigo Castelo, foi considerada pelos votantes como “o restaurante favorito de preço moderado que frequentam regularmente, ou que recomendam a um amigo”. Por outro lado, o “Prémio Especial Quinta do Ataíde Restaurante Novo do Ano” recaiu sobre o “JNcQuoi”, o restaurante na Avenida da Liberdade liderado na cozinha por António Bóia. Depois das distinções, a celebração e o convívio tomaram conta do sempre belo “Alcântara Café”.

Estes prémios nasceram em 2009, quando o blogue Mesa Marcada decidiu promover uma votação que elegesse os melhores restaurantes e chefes de cozinha do ano. Na altura, não havia em Portugal qualquer iniciativa no género, pelo menos, nenhuma que reunisse um júri alargado com os diversos intervenientes na área, ou seja: chefs de cozinha, responsáveis por restaurantes, jornalistas, críticos, bloggers e também do lado do cliente, do entusiasta do bom garfo, do gastrónomo. Os resultados de 2017 contaram com a participação de 153 votantes de todo o país, incluindo Açores e Madeira. A lista dos mesmos pode ser consultada no Mesa Marcada, um blogue gastronómico de Duarte Calvão e Miguel Pires, que se tem afirmado como o mais importante blogue de gastronomia do país.

Os Mais Vistos

Lifestyle

Parceria comemorada com peças de edição limitada

Lifestyle

Um instrumento de escrita que homenageia a imaginação e os sonhos

A F Magazine no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33