PUB
                             
Health - 06.06.2016

Mais do que querer queimar calorias a todo o custo, o importante mesmo é identificar uma atividade física de acordo com o seu gosto, para que, assim, a diversão esteja presente nos resultados e estes possam ser, no final, amplamente satisfatórios.

Contudo, ter o esclarecimento dos prós e contras de cada exercício é deveras importante, para que se possa beneficiar e até mesmo contornar, com informação, possíveis infortúnios.

Aqui fica o “pódio” das melhores modalidades para queimar calorias:

 

1. Corrida

Ainda que seja considerada por muitos como um exercício repetitivo e desmotivador, a corrida é, sem qualquer sombra de duvidas, a modalidade que queima mais calorias, derretendo 900 calorias num treino aeróbico continuo de 1 hora.

A favor - Melhora a capacidade cardíaca.

Contra - Desgaste das articulações (joelhos e tornozelos) com o impacto da passada, e possíveis lesões ao nível da coluna causadas pela má postura.

 

2. Bicicleta

Andar de bicicleta é um ótimo desporto para desenvolver os músculos da parte inferior do corpo, nomeadamente os quadríceps, os músculos das coxas e os glúteos.

Fazer um treino de uma hora de bicicleta a um bom ritmo, é capaz de deixar no asfalto cerca de 840 calorias.

A favor - Melhora a capacidade cardíaca.

Contra - Desgaste da coluna e joelhos. Para evitar constrangimentos há que ajustar o banco à sua medida, de modo que, ao pedalar, a perna nunca estique por completo.

 

3. Ténis  

É preciso estar minimamente preparado a nível físico e ter alguma técnica de arremesso. Com esta modalidade, melhora a condição física, a flexibilidade e a coordenação motora. 

Numa partida de uma hora, o entusiasmo e a libertação de endorfinas despendidas podem chegar às cerca de 800 calorias. Para isso, é importante que o treino seja feito por desportistas competentes e do mesmo nível.

A favor - Aumenta a agilidade, os reflexos, melhora a coordenação motora e fortalece, principalmente, os músculos dos braços.

Contra - Lesões nos ombros e punhos devido ao excesso de carga. Os joelhos e tornozelos também não escapam, tais são os momentos repentinos que a modalidade dita. 

Se nunca praticou é aconselhável procurar um professor, pelo menos, no primeiro mês.

 

4. Futebol

Uma hora de futebol, com o campo reduzido e o jogo entre duas equipas bem disputado, pode render 780 calorias.

A favor - Fortalece as pernas e a capacidade aeróbica.

Contra - O choque e as entradas fora de tempo, podem originar lesões graves.

 

5. Musculação 

Não precisa, necessariamente, de ir ao ginásio, pode ser mesmo feito em casa, bastando estar equipado com algum material de gym e dando a devida intensidade ao treino. Por cada hora de treino bem "esgalhada" pode perder até 500 calorias.

A favor - Além de fortalecer o tónus muscular, melhora também a resistência articular fortalecendo os ossos e acelerando a queima de calorias.

Contra - Pode contrair lesões a nível muscular e ligamentar, se não executar os exercícios corretamente.

 

6. Remar

Ainda que seja um desporto que exija sair da cidade, saiba que a seguir à natação, remar é o 2º exercício mais completo. Uma hora no rio, a remar, além de eliminar cerca de 600 calorias também liberta o espírito, tal é o contacto com a natureza.

A favor - Melhora a capacidade cardíaca e muscular, define os braços e potencia o peitoral.

Contra - Atenção à postura, para que não contraia nenhuma lombalgia. A nível das articulações dos membros superiores (pulsos, cotovelos e ombros) existe a possibilidade de sofrer tendinite.

 

7. Natação 

É, sem duvida, a modalidade mais completa, eleita pelos médicos, uma vez que trabalha, de uma forma geral, toda a musculatura corporal sem grandes atritos para as articulações.

Numa hora de piscina, um nadador consegue atingir as 540 calorias gastas.

A favor - Trabalha a capacidade respiratória e fortalece os músculos de todo o corpo.

Contra - Evitar nadar a seguir as refeições, não vá ter uma congestão. E ter particularmente cuidado em alongar e aquecer bem, para evitar o risco de cãibras.

 

8. Basquete 

Num campo de basquete, os atletas ao darem corridas de um lado ao outro, tentando ora encestar, ora desarmar o adversário, são capazes de perder, sem se aperceberem, 480 calorias.

A favor - Além de desenvolver a forma física, trabalha e tonifica os músculos das pernas e braços.

Contra - Desporto onde o choque pode provocar danos, bem como o impacto no solo ao saltar, que pode provocar lesões, nos joelhos e coluna vertebral.

 

9. Vólei 

O vólei é ótimo para se jogar na praia. É um desporto que não obedece a grandes correrias, ainda assim, quando jogado num amistoso jogo de uma hora de concentração, o praticante da modalidade atinge as 420 calorias despendidas, tonificando glúteos, pernas e barriga.

A favor - Potencia e define os braços e abdómen.

Contra - Risco de contrariar lesões nos dedos das mãos.

 

Artigos relacionados...

Magic Spa, Pestana Promenade

Top Ten Spas para Relaxar

Dieta ALEA

Conheça uma das dietas mais comentadas do momento

AQUAFALLS SPA, AQUAFALLS NATURE HOTEL

Top Ten Spas para Relaxar

Segway Polo

Saiba mais sobre este desporto de igualdade

SERENITY SPA, PINE CLIFFS RESORT

Conheça o maior e mais completo espaço de bem-estar da região do Algarve

Os Mais Vistos

Food & Drinks

Cocktails e pratos de assinatura para desfrutar neste bar do InterContinental Porto

Lifestyle

Descubra as cidades mais recomendadas pelo TripAdvisor para este verão

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33

Copyright @ 2018 F Magazine Luxury. Todos os direitos reservados.