PUB
                             
Health - 07.12.2017

Nem todos os desportistas, independentemente da modalidade, conseguem ter a mesma facilidade para ganhar massa muscular. É de todo importante adaptar comportamentos adequados para que rentabilize o treino e se promova ganhos a nível muscular.

Estar esclarecido quanto aos benefícios de ganhar músculo é muito importante, já que não é só um fator estritamente estético, pois melhora, e muito, a eficiência do organismo. Acelera o metabolismo e, consequentemente, promove a redução de gordura, os níveis de colesterol e a qualidade do sono.

Sugerimos, assim, algumas regras essenciais para ganhar músculo:

 

  1. Frequência- É costume as pessoas acreditarem que só com suplementos é possível promover o ganho de massa muscular. Pura mentira! O músculo precisa de stress do exercício físico, para aumentar as suas fibras musculares. Por isso, um treino três vezes por semana, no mínimo, será essencial para que a frequência deste "stress" promova o desenvolvimento do músculo.
  2. Diversificar- Treinar numa "zona de conforto" é, no fundo, inibir e não estar a promover ganhos musculares. Evitar este "conforto" promovendo a diversificação de exercícios durante a semana é muito importante para que o estímulo de um treino não caia na rotina.
  3. Tempo de treino- Um bom treino, em média, dura entre 45 minutos a 1 hora. Um treino longo, com muitos exercícios e com muitas pausas ou muito curto, sem intensidade e cargas altas, pode ser contraproducente.
  4. Evitar treinos aeróbicos antes da musculação- Começar o treino desgastando o músculo com exercícios aeróbicos quando o foco é ganhar força não é a melhor maneira de maximizar o músculo. Após efetuar um treino de musculação, aí sim, é bem-vinda uma corrida ou uma caminhada, já que o benefício que colhe quanto à queima de gorduras também é maior.
  5. Amplitude dos movimentos- Movimentos curtos conseguem-se trabalhar com cargas maiores, é certo, contudo, são os movimentos amplos que recrutam um maior número de fibras.
  6. Alimentação- É muito importante a alimentação antes e pós treino. Antes de um treino, 1h a 2h antes, consuma pão escuro, queijo magro, iogurte magro e 1 peça de fruta, porque ter carboidratos complexos é essencial para haver no músculo energia possível para construir músculo. Pós treino, porque recuperar o músculo das carências e das cargas infligidas no treino é essencial. A proteína é um nutriente-chave (produtos láteos, carnes magras, peixe, ovos), bem como alimentos antioxidantes (frutos vermelhos, frutos secos, citrinos e hortícolas) para contrariar a ação dos radicais livres, bem como a hidratação, antes e depois.
  7. Descanso- Para haver evolução tem de haver tempo para se poder processar a regeneração muscular. Há que dormir adequadamente (7 horas a 9 horas) para que as competências do organismo promovam a construção muscular.

7 de dezembro de 2017

Artigos relacionados...

Magic Spa, Pestana Promenade

Top Ten Spas para Relaxar

Dieta ALEA

Conheça uma das dietas mais comentadas do momento

AQUAFALLS SPA, AQUAFALLS NATURE HOTEL

Top Ten Spas para Relaxar

Segway Polo

Saiba mais sobre este desporto de igualdade

SERENITY SPA, PINE CLIFFS RESORT

Conheça o maior e mais completo espaço de bem-estar da região do Algarve

Os Mais Vistos

Lifestyle

Conheça a nova loja da marca no Algarve

Lifestyle

Exposição sobre Vernissage de arte

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33