Health - 14.10.2017

Em Bali, a kombucha tem o preço equivalente ao champanhe. No restaurante Noma, de Copenhaga, considerado por vários anos o melhor do mundo, usa-se como acompanhamento de alguns pratos. O famoso cozinheiro espanhol Mario Sandoval utiliza-a em alguns dos seus elaborados menus. E Madonna, Gwyneth Paltrow e Reese Witherspoon, entre outras estrelas, costumam bebê-la.

A kombucha surgiu há mais de 2.000 anos na China e foi o elixir da vida para os imperadores. Mas há uma década, o seu consumo começou a difundir-se pelo Ocidente, transformando-se numa moda sofisticada entre alguns grupos mais trendies. E a onda já chegou a Portugal...

Trata-se de uma bebida fermentada feita com traços de chá, água e açúcar. Depois de 10 a 20 dias de fermentação com o fungo da kombucha, popularmente conhecido como scoby, a bebida começa a ter acidez e efervescência. Numa segunda fermentação, são acrescidos os sabores desejados, com sucos orgânicos, e o resultado é um refrigerante com borbulhas naturais, Com um sabor semelhante a uma sidra, que pode acabar por viciar…

E, tal como se fala em superalimentos, neste caso pode-se dizer que estamos perante uma superbebida, pois a kombucha tem antioxidantes, probióticos e enzimas. Depois, vem o rol de vitaminas e outros ingredientes que a caracterizam como “super”: vitaminas B, B6 e C, uma pequena quantidade de cafeína, niacina e ácido pantoténico. Contribui, por isso, para que o estado imunológico melhore de forma decisiva. O seu consumo é benéfico porque a sua ação na flora intestinal previne doenças e equilibra o metabolismo.

Quem bebe, gosta. Por isso, há quem a tome ao pequeno-almoço ou a meio da tarde com frutos secos, ou até como bebida festiva. Entre os surfistas da Califórnia, por exemplo, tornou-se uma bebida indispensável. Se já veio a onda da Vitamin Water, dos sumos detox e das limonadas com hortelã, agora adotamos uma nova: a bebida fermentada kombucha.

14 de outubro de 2017

Os Mais Vistos

Beleza

Note di Colonia IV, Acqua di Parma

A F Magazine no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33