PUB
                             
Health - 03.08.2017

Todos os desportistas sabem que fazer sempre um mesmo tipo de treino torna-se aborrecido e contraproducente.

É, de extrema importância, necessário desenvolver estratégias e planear previamente cada treino de modo a utilizar todos os recursos ao seu alcance no sentido de otimizar cada sessão de trabalho.

Intervalar um treino semanal na areia solta da praia é, por isso, uma ótima ideia para aqueles atletas que praticam uma atividade física de moderada a alta. Isto porque este tipo de praticante já está munido de um fortalecimento articular e muscular, que o capacita a poder realizar este tipo de treino, de maior exigência, sem correr grandes riscos de lesões. Contudo, nunca é demais lembrar que antes de iniciar qualquer atividade física convém sempre consultar um profissional de saúde, a fim de garantir bons resultados e evitar lesões futuras.

Os estudos indicam que correr na areia solta da praia incrementa um maior crescimento muscular do que correr num piso estável e liso, isto porque promove uma maior resistência física durante a passada. Os gastos de energia são duas vezes mais elevados, podendo chegar a 60% a mais de calorias por cada 1,6 km.

Para perceber melhor os benefícios de um treino sob a areia solta, a F Magazine Luxury promoveu 7 razões para começar a pisar a praia, durante um ano inteiro.

 

7 benefícios do treino na areia solta da praia:

1 - Melhora as capacidades respiratórias, não só pelo exercício em si mesmo, como o ar na praia é mais saudável do que treinar na "poluição" da cidade ou num recinto fechado

2- Promove os mecanismos da propriocepção (consciência corporal) capacitando os reflexos e o equilíbrio, uma vez que o piso é irregular

3- Tonifica mais os músculos, principalmente os das pernas

4- É uma ótima forma de incrementar melhorias a nível da força e resistência

5- A sobrecarga sob as articulações poderá ser menor, devido ao impacto na areia fofa

6- Quando descalço, o treino poderá ser ainda mais relaxante, uma vez que em contacto direto com a areia da praia também se descarrega o stress e as energias que muitas vezes acumulamos, não só das contingências da vida, das tecnologias e produtos eletrónicos, na nossa rotina diária, bem como da roupa e do calçado que nos bloqueia o contacto direto com a terra

7- Com todo este cenário, melhora o humor ao libertar uma hormona, a endorfina, na corrente sanguínea, reforçando, assim, o sistema imunológico.

 

Cuidados que deverá ter:

* Comece o treino com uma caminhada a fim de estimular os músculos, bem como orienta-lo na postura a realizar o movimento.

* Promova este tipo de treino pela fresquinha, fora das horas de maior afluência da praia.

* Use um bom protetor solar.

* Não corra em locais ingremes para não haver descompensação postural, não vá incorrer no risco de provocar lesões.

* Se quer fazer um tipo de treino mais pelo seguro (esqueça o tópico 6), use uns ténis apropriados para correr na areia, para não só se proteger de algum detrito escondido sob o solo, bem como não deixar a areia entrar para dentro da sapatilha e causar queimaduras através da fricção.

Por Hugo Costa

 

Artigos relacionados...

Magic Spa, Pestana Promenade

Top Ten Spas para Relaxar

Dieta ALEA

Conheça uma das dietas mais comentadas do momento

AQUAFALLS SPA, AQUAFALLS NATURE HOTEL

Top Ten Spas para Relaxar

Segway Polo

Saiba mais sobre este desporto de igualdade

SERENITY SPA, PINE CLIFFS RESORT

Conheça o maior e mais completo espaço de bem-estar da região do Algarve

Os Mais Vistos

Lifestyle

Conheça a nova loja da marca no Algarve

Lifestyle

Exposição sobre Vernissage de arte

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33