PUB
                             
Health - 14.07.2017

Com os dias quentes e sugestivos, a prática de exercício físico dentro de um ginásio pode não ser a forma mais estimulante para se exercitar. Procurar soluções ao ar livre que possam ser boas ferramentas para a prática do desporto. Muitas vezes, até estão debaixo do nosso nariz e, por serem tão óbvias, não lhes damos critério, nem lhe passamos a devida atenção.

E que tal encontrar perto de si aquela escadaria que socialmente parece enfadonha de subir, mas que, quando vestido a preceito (equipamento desportivo, subentenda-se) poderia muito bem ser uma ótima aliada para o seu treino?

O treino de escadas é, seguramente, um ótimo treino para exercitar, especialmente os glúteos, as pernas e a zona core, podendo adaptar variadíssimos exercícios, bem como a sua intensidade (caso já tenha adquirido o gesto do exercício).

Ao trabalhar neste piso irá ganhar força, potência, perder peso, desenvolver capacidades aeróbicas e reforçar articulações. Além disso, como é um exercício pliométrico, trabalha mais a fundo o gesto, fortalecendo, assim, a biomecânica do seu corpo.

De uma forma fácil e sucinta, um treino de escadas somos nós, umas escadas e as várias formas possíveis e imaginárias de subir cada degrau, "galgando" até ao topo.

Sugerimos 10 exercícios para adequar este estímulo ao seu treino.

 

Aquecimento:

10minutos de corrida de baixa intensidade

 

Treino em corrida (recuperar ao descer)

  1. Subir degrau a degrau
  2. Subir dois, desce um
  3. Subir três, desce um
  4. Subir um degrau e alterar com agachamento (até fletir 90% dos joelhos), depois 2 degraus até fazer na sequência um total de 3 degraus
  5. Subir em agachamento com salto, degrau a degrau (até fletir 90% dos joelhos), depois 2 degraus até fazer na sequência um total de 3 degraus
  6. Subir de dois em dois degraus, pulando ora para o lado direito, ora para o lado esquerdo, auxiliando o movimento de equilíbrio com os braços (estilo skate)
  7. Subir ao "pé coxinho" com o direito, alternando com o esquerdo
  8. Subir de frente, em skipping, de forma coordenada, levando os joelhos ao peito (90%), auxiliando o movimento com movimento dos braços.
  9. Subir lateralmente, 1° para o lado direito, em skipping, degrau a degrau, depois alternar para o lado contrário (subir lateralmente em skipping de dois em dois degraus)
  10. Subir pé ante pé, de modo sustentado, alterando o peso do corpo ora para direita, ora para a esquerda, em pequenos saltos (fletido o joelho até 90%), de modo a ganhar impulsão a cada passada.

Termine com 5 minutos de corrida ligeira para relaxar e ajudar a descontraturar o corpo, preparando-o deste modo para uma semana intensa, mas repleto de energia

Por Hugo Costa

 

Artigos relacionados...

Magic Spa, Pestana Promenade

Top Ten Spas para Relaxar

Dieta ALEA

Conheça uma das dietas mais comentadas do momento

AQUAFALLS SPA, AQUAFALLS NATURE HOTEL

Top Ten Spas para Relaxar

Segway Polo

Saiba mais sobre este desporto de igualdade

SERENITY SPA, PINE CLIFFS RESORT

Conheça o maior e mais completo espaço de bem-estar da região do Algarve

Os Mais Vistos

Lifestyle

Conheça a nova loja da marca no Algarve

Lifestyle

Exposição sobre Vernissage de arte

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33