Health - 28.04.2017

O coco está cada vez mais presente nas dietas alimentares e nos cuidados de beleza. Um super alimento versátil, mais utilizado sob a forma de leite de coco e óleo de coco. Mas também há açúcar de coco, farinha de coco, e a famosa água de coco. Com fortes capacidades imunológicas e antioxidantes,  esta fruta é rica em potássio, cálcio, magnésio, ferro e zinco. O coco e os seus derivados equilibram os valores de açúcar no sangue, hidratam, reduzem os níveis de colesterol e melhoram o trânsito intestinal. Conheça estes e outros benefícios de cada derivado desta fruta tropical.

 

Água de coco

É um forte hidratante natural, com ação diurética, que melhora o fluxo renal, e antioxidante. Rica em vitaminas e em minerais, como o zinco, potássio e magnésio, a água de coco é considerada uma bebida isotónica, por repor perdas de líquidos provocadas pela transpiração, por exemplo. Reduz ainda a pressão arterial e o risco de doença cardíaca, melhora a digestão, possui propriedades anti-envelhecimento e repõe eletrólitos, uma substância que protege o corpo de cãibras, melhorando o desempenho físico.

 

Leite de coco

Um inteligente substituto do leite de vaca, o leite de coco pode ser utilizado também em vários cuidados de beleza. Aplicado na pele e no cabelo, este produto nutre e hidrata. Combate a pele seca, alivia queimaduras solares, remove maquilhagem, mantém a elasticidade da pele, adia o aparecimento de rugas e ajuda a combater problemas de pele, como a eczema ou a psoríase. No cabelo, funciona como um condicionador para cabelos secos e danificados.

Funciona ainda como um saudável substituto do leite de vaca, já que tem propriedades anti-cancerígenas e protege o corpo de infeções. Apesar de ser rico em gorduras saturadas, o coco é facilmente metabolizado pelo organismo e transformado em energia.

 

Óleo de coco

Pode ser utilizado para adoçar café e barras de cereais, substitui gorduras como o azeite, na culinária, e pode ainda ser utilizado como um hidratante para a pele. Para além de combater problemas de pele, o óleo de coco, quando ingerido, fortalece o sistema imunitário, melhora os níveis de colesterol e é adequado para diabéticos, dado que não afeta diretamente os níveis de glicemia ou a libertação de insulina.

 

Açúcar de coco

Feito a partir da seiva dos botões das flores do coco, o açúcar de coco é uma alternativa natural ao açúcar refinado. Com um baixo indíce glicémico – menor que o do mel -  e rico em vitaminas, trata-se de um açúcar não processado, não filtrado e sem conservantes. De um tom acastanhado, o açúcar de coco supera ainda o açúcar mascavado, já que contém mais ferro, mais magnésio e mais zinco.

 

Farinha de coco

A farinha de coco começa a ser um aliado de quem quer perder peso. O coco tem uma característica única: grande parte da gordura saturada desta fruta é composta pelas chamadas triglicérides de cadeia média, que são metabolizadas rapidamente pelo organismo. Por isso, para além de ser uma fonte de energia, esta gordura não se acumula no corpo. É ainda um produto rico em fibras, o que sacia o organismo e auxilia na digestão. É uma excelente substituta das farinhas de trigo, já que não contém glúten.

Por Ana Rita Caldeira

Os Mais Vistos

Food & Drinks

Conheça alguns dos chefs e restaurantes em Portugal com Estrela Michelin

Beleza

Note di Colonia IV, Acqua di Parma

A F Magazine no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33