PUB
                             
Health - 28.04.2017

O coco está cada vez mais presente nas dietas alimentares e nos cuidados de beleza. Um super alimento versátil, mais utilizado sob a forma de leite de coco e óleo de coco. Mas também há açúcar de coco, farinha de coco, e a famosa água de coco. Com fortes capacidades imunológicas e antioxidantes,  esta fruta é rica em potássio, cálcio, magnésio, ferro e zinco. O coco e os seus derivados equilibram os valores de açúcar no sangue, hidratam, reduzem os níveis de colesterol e melhoram o trânsito intestinal. Conheça estes e outros benefícios de cada derivado desta fruta tropical.

 

Água de coco

É um forte hidratante natural, com ação diurética, que melhora o fluxo renal, e antioxidante. Rica em vitaminas e em minerais, como o zinco, potássio e magnésio, a água de coco é considerada uma bebida isotónica, por repor perdas de líquidos provocadas pela transpiração, por exemplo. Reduz ainda a pressão arterial e o risco de doença cardíaca, melhora a digestão, possui propriedades anti-envelhecimento e repõe eletrólitos, uma substância que protege o corpo de cãibras, melhorando o desempenho físico.

 

Leite de coco

Um inteligente substituto do leite de vaca, o leite de coco pode ser utilizado também em vários cuidados de beleza. Aplicado na pele e no cabelo, este produto nutre e hidrata. Combate a pele seca, alivia queimaduras solares, remove maquilhagem, mantém a elasticidade da pele, adia o aparecimento de rugas e ajuda a combater problemas de pele, como a eczema ou a psoríase. No cabelo, funciona como um condicionador para cabelos secos e danificados.

Funciona ainda como um saudável substituto do leite de vaca, já que tem propriedades anti-cancerígenas e protege o corpo de infeções. Apesar de ser rico em gorduras saturadas, o coco é facilmente metabolizado pelo organismo e transformado em energia.

 

Óleo de coco

Pode ser utilizado para adoçar café e barras de cereais, substitui gorduras como o azeite, na culinária, e pode ainda ser utilizado como um hidratante para a pele. Para além de combater problemas de pele, o óleo de coco, quando ingerido, fortalece o sistema imunitário, melhora os níveis de colesterol e é adequado para diabéticos, dado que não afeta diretamente os níveis de glicemia ou a libertação de insulina.

 

Açúcar de coco

Feito a partir da seiva dos botões das flores do coco, o açúcar de coco é uma alternativa natural ao açúcar refinado. Com um baixo indíce glicémico – menor que o do mel -  e rico em vitaminas, trata-se de um açúcar não processado, não filtrado e sem conservantes. De um tom acastanhado, o açúcar de coco supera ainda o açúcar mascavado, já que contém mais ferro, mais magnésio e mais zinco.

 

Farinha de coco

A farinha de coco começa a ser um aliado de quem quer perder peso. O coco tem uma característica única: grande parte da gordura saturada desta fruta é composta pelas chamadas triglicérides de cadeia média, que são metabolizadas rapidamente pelo organismo. Por isso, para além de ser uma fonte de energia, esta gordura não se acumula no corpo. É ainda um produto rico em fibras, o que sacia o organismo e auxilia na digestão. É uma excelente substituta das farinhas de trigo, já que não contém glúten.

Por Ana Rita Caldeira

Artigos relacionados...

Tratamento de luxo no Miragem Water Lounge

Desfrute do novo espaço de bem-estar do Hotel Cascais Miragem

Real Spa Therapy em Cascais

Prazer e saúde no Grande Real Villa Itália Hotel & Spa

A magia da canela

Conheça os benefícios que a canela traz à sua saúde

Yoga & Healthy Brunch

Sheraton Cascais promove sábados saudáveis

Os Mais Vistos

Lifestyle

Primeiro carro voador em pré-venda já este mês

Beleza

Coleção para seduzir no outono

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33