PUB
                             
Health - 13.04.2017

Com a entrada no mês de abril e com os dias a romperem mais soalheiros, é chegado o momento da corrida contra a balança. Treinar para ficar com o corpo esculpido e tonificado sem que para isso se perca massa magra (tonus muscular), mas sim massa gorda, é a questão que se levanta.

Há que entender que quanto maior for o índice de massa magra de um indivíduo, mais acelerado irá ser o seu metabolismo. Portanto, há que adequar e estabelecer comportamentos de modo a usar as gordurinhas como a principal via energética nos gastos calóricos ao longo do dia.

Se o seu perfil se adequa a uma constituição física saudável e atlética, onde o seu objetivo seja apenas aprimorar e tonificar, sugerimos alguns tópicos para que nesta fase de "cutting" a prioridade seja mesmo t(f)ocar naquele verão desejado com que sempre sonhou.

Alimentação
Passar fome nunca foi solução. Seja paciente e evite dietas miraculosas e repentinas. É claro que tem que alterar certos hábitos alimentares, mas de forma gradual, pois o que acontece ao organismo quando uma dieta é posta em pratica é que o choque é de tal ordem que o seu metabolismo entra em alerta, passando a guardar ainda mais calorias para se precaver.

Foco e garra
Treine no ginásio (pelo menos 3 vezes por semana) de modo intenso, curto (cerca de 40 minutos) e sem grandes paragens, não descurando nenhum grupo muscular. Irá, deste modo intenso, recrutar mais fibras musculares e aumentar a produção de testosterona. Dê mais realce a treinos de força do que à prática do cardio, para não desgastar em demasia e perder musculo.

Proteínas e carboidratos
Consumir proteínas (magras) é essencial para a regeneração muscular, contudo deve fazer-se com moderação. Há que ter em mente que o crescimento muscular não depende por si só do consumo de proteína, mas sim da intensidade com que se realiza o treino, que irá estimular o músculo e, aqui sim, determinará a dose diária recomendada (DDR). De acordo com as indicações da Sociedade Internacional de Nutrição Desportiva, os valores de DDR podem chegar a 2 gr de proteína por quilo de peso corporal. Por exemplo, 60 kg corresponde a cerca de 120g de proteína diária.

No sentido de restringir e apurar um equilíbrio, tenha também em mente que os carboidratos (preferência de baixo índice glicémico) são responsáveis pela energia com que carburam os músculos e também evitam o desvio das proteínas no processo de fonte energética. Reduza o seu consumo gradualmente nesta fase de "cutting" ingerindo menos calorias do que aquelas que gasta, para que o organismo se foque nas reservas de gordura corporal como primeira escolha para se manter operacional.

Água
Beber água é de extrema importância, uma vez que o musculo para estar bem insuflado também tem que estar bem hidratado. Aproveite para juntar metade de 1 limão a 800ml de água, meia colher de chá de sal e 1 colher de chá de mel, para que, ao hidratar, possa também beneficiar de aminoácidos, minerais, eliminar toxinas e vitaminar o corpo de vitamina C, potenciando as defesas do seu sistema imunitário.

Descanso
É fundamental dormir bem e ter um bom descanso. Sobretudo, com uma boa noite de sono (6 a 8 horas), o organismo é capaz de produzir hormonas que controlam os ganhos de massa magra auxiliando a recuperação da massa muscular.

Se a tudo isto se juntar uma boa dose de paciência, pois todo este processo carece de muita minúcia, sacrifício e perseverança, uma vez que os reflexos deste trabalho não aparecem da noite para o dia, seguramente que este verão será seu e de praia, de manhã até ao sol se pôr.

Por Hugo Costa

 

Artigos relacionados...

Magic Spa, Pestana Promenade

Top Ten Spas para Relaxar

Dieta ALEA

Conheça uma das dietas mais comentadas do momento

AQUAFALLS SPA, AQUAFALLS NATURE HOTEL

Top Ten Spas para Relaxar

Segway Polo

Saiba mais sobre este desporto de igualdade

SERENITY SPA, PINE CLIFFS RESORT

Conheça o maior e mais completo espaço de bem-estar da região do Algarve

Os Mais Vistos

Lifestyle

Conheça a nova loja da marca no Algarve

Lifestyle

Exposição sobre Vernissage de arte

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33