PUB
                             
Health - 13.04.2017

Com a entrada no mês de abril e com os dias a romperem mais soalheiros, é chegado o momento da corrida contra a balança. Treinar para ficar com o corpo esculpido e tonificado sem que para isso se perca massa magra (tonus muscular), mas sim massa gorda, é a questão que se levanta.

Há que entender que quanto maior for o índice de massa magra de um indivíduo, mais acelerado irá ser o seu metabolismo. Portanto, há que adequar e estabelecer comportamentos de modo a usar as gordurinhas como a principal via energética nos gastos calóricos ao longo do dia.

Se o seu perfil se adequa a uma constituição física saudável e atlética, onde o seu objetivo seja apenas aprimorar e tonificar, sugerimos alguns tópicos para que nesta fase de "cutting" a prioridade seja mesmo t(f)ocar naquele verão desejado com que sempre sonhou.

Alimentação
Passar fome nunca foi solução. Seja paciente e evite dietas miraculosas e repentinas. É claro que tem que alterar certos hábitos alimentares, mas de forma gradual, pois o que acontece ao organismo quando uma dieta é posta em pratica é que o choque é de tal ordem que o seu metabolismo entra em alerta, passando a guardar ainda mais calorias para se precaver.

Foco e garra
Treine no ginásio (pelo menos 3 vezes por semana) de modo intenso, curto (cerca de 40 minutos) e sem grandes paragens, não descurando nenhum grupo muscular. Irá, deste modo intenso, recrutar mais fibras musculares e aumentar a produção de testosterona. Dê mais realce a treinos de força do que à prática do cardio, para não desgastar em demasia e perder musculo.

Proteínas e carboidratos
Consumir proteínas (magras) é essencial para a regeneração muscular, contudo deve fazer-se com moderação. Há que ter em mente que o crescimento muscular não depende por si só do consumo de proteína, mas sim da intensidade com que se realiza o treino, que irá estimular o músculo e, aqui sim, determinará a dose diária recomendada (DDR). De acordo com as indicações da Sociedade Internacional de Nutrição Desportiva, os valores de DDR podem chegar a 2 gr de proteína por quilo de peso corporal. Por exemplo, 60 kg corresponde a cerca de 120g de proteína diária.

No sentido de restringir e apurar um equilíbrio, tenha também em mente que os carboidratos (preferência de baixo índice glicémico) são responsáveis pela energia com que carburam os músculos e também evitam o desvio das proteínas no processo de fonte energética. Reduza o seu consumo gradualmente nesta fase de "cutting" ingerindo menos calorias do que aquelas que gasta, para que o organismo se foque nas reservas de gordura corporal como primeira escolha para se manter operacional.

Água
Beber água é de extrema importância, uma vez que o musculo para estar bem insuflado também tem que estar bem hidratado. Aproveite para juntar metade de 1 limão a 800ml de água, meia colher de chá de sal e 1 colher de chá de mel, para que, ao hidratar, possa também beneficiar de aminoácidos, minerais, eliminar toxinas e vitaminar o corpo de vitamina C, potenciando as defesas do seu sistema imunitário.

Descanso
É fundamental dormir bem e ter um bom descanso. Sobretudo, com uma boa noite de sono (6 a 8 horas), o organismo é capaz de produzir hormonas que controlam os ganhos de massa magra auxiliando a recuperação da massa muscular.

Se a tudo isto se juntar uma boa dose de paciência, pois todo este processo carece de muita minúcia, sacrifício e perseverança, uma vez que os reflexos deste trabalho não aparecem da noite para o dia, seguramente que este verão será seu e de praia, de manhã até ao sol se pôr.

Por Hugo Costa

 

Artigos relacionados...

Tratamento de luxo no Miragem Water Lounge

Desfrute do novo espaço de bem-estar do Hotel Cascais Miragem

Real Spa Therapy em Cascais

Prazer e saúde no Grande Real Villa Itália Hotel & Spa

A magia da canela

Conheça os benefícios que a canela traz à sua saúde

Yoga & Healthy Brunch

Sheraton Cascais promove sábados saudáveis

Os Mais Vistos

Lifestyle

Primeiro carro voador em pré-venda já este mês

Beleza

A ciência e o luxo ao serviço da pele

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33