PUB
                             
Health - 05.04.2017

O fitness, a musculação e o pilates uniram-se ao ballet clássico, dando origem a uma modalidade que tem vindo a tornar-se febre no universo feminino: o Ballet Fitness. Jáverdadeiro sucesso no Brasil e Estados Unidos da América, faz partedos planos de treino de diversas personalidades, como as «Angels»da Victoria’s Secret, Alessandra Ambrósio ou Doutzen Kroes.

A chegada desta atividade trouxe um novo olhar sobre os movimentos clássicos do ballet. Se por um lado retira a ideiade ser algo impossível de praticar por qualquer pessoa, por outro, é um novo conceito de treino de grande intensidade. O objetivo é ter um corpo esguio e tonificado,é possível queimar cerca de 700 calorias em apenas 30 minutos de aula e,após dois meses, obter efeitos físicos visíveisse acompanhado por uma alimentação equilibrada.É possível adquirir o corpo de uma bailarina, em toda a sua resistência e elegância, sem ter de saber dançar o Lago dos Cisnes.

A principal diferença em relação ao ballet tradicional,e também o segredo deste sucesso, está na prática dos exercícios em circuito e na sua repetiçãointensade movimentos. Sem intervalos, com exercícios de solo, e de forma sequencial, é feito um trabalho de «cárdio», musculação, postura, alongamento e respiração.

A CRIADORA DO CONCEITO

Betina Dantas foi a fundadora deste conceito, que é hoje um estilo de vida. Atualmente professora de ballet em São Paulo,  no Brasil, obteve a sua formação pela Royal Academy of Dance de Londres. Tendo iniciado a prática de ballet aos três anos de idade, aos 14 sofreu uma lesão crónica, no tornozelo, que a impediu de seguir uma carreira profissional. Mais tarde, impossibilitada de executar exercícios em ponta e de se sujeitar a ensaios prolongados, criou para si mesma um treino que adicionavaaos movimentos clássicos que aprendera, exercícios regulares de fitness: abdominais no chão, com os pés em ponta; agachamentos em plié; utilização dos movimentos de cisne para uma queima intensiva na zona dos braços, ou mesmo a readaptação do «agradecimento de bailarina» a um exercício isométrico de coxas.

Ao ver-se obrigada a adaptar o seu estilo de exercício, percebeu como os seus conhecimentos de dança otimizavam os resultados de uma prática de treino tradicional e de como isso era benéfico para o corpo feminino.

Segundo Betina,esta é uma atividade genial para todas as mulheres, sejam elas antigas bailarinas profissionais, anteriores bailarinas de escola, ou mesmo iniciantes que nunca antes dançaram e que têm agora uma oportunidade de oexperimentar. «Ao som de uma música bonita, com uma roupa linda, você «malha» e transpira muito», afirma ao canal online brasileiro «M de mulher».

Conduzida pelas amigas a tornar esta invenção numa aula, Betina cria uma metodologia ao estilo brasileiro: concentração de trabalho físico nos glúteos, pernas e barriga, recorrendo maioritariamente aos pés e calcanhares como ferramentas de acréscimo de intensidade.

Para aqueles que se encontram em inatividade, e pretendem iniciar o ballet fitness, é aconselháveluma preparação física prévia, de ginásio tradicional, apenas para que o corpo seja capaz de aguentar os novos estímulos e número de repetições. Trata-se de um treino acessível a todos, mas de nível elevado de desgaste.

A adesão foi tanta ao longo destes últimos anos, que o ballet saiu às ruas e introduziu as suas características nos outfits: collants de diversas cores e padrões, sabrinas e bodies, invadiram os guarda-roupas diários das mulheres, queintuitivamente pretenderam transferir a delicadeza e elegância desta atividade aos seus trajes diários. O ballet está na moda, em qualquer que seja a categoria.

Em Portugal, esta modalidade já se encontra disponível na cadeia de ginásios VivaFit e Clube VII. Sem receios, estes locais,pretendem receber, em primeira, mão as bailarinas lusitanas. Encante-se pela beleza física, musical e indumentária desta atividade, junte-se a milhares de pessoas que fizeram desta um hábito de saúde e viva o sonho de criança de ser bailarina.

Principais benefícios:

  • Definição e tonicidade muscular
  • Força e resistência aeróbica
  • Emagrecimento
  • Melhoria de flexibilidade, postura, equilíbrio, coordenação e respiração.
  • Corpo esguio e tonificado.

Por Carlota Veiga

 

Artigos relacionados...

Magic Spa, Pestana Promenade

Top Ten Spas para Relaxar

Dieta ALEA

Conheça uma das dietas mais comentadas do momento

AQUAFALLS SPA, AQUAFALLS NATURE HOTEL

Top Ten Spas para Relaxar

Segway Polo

Saiba mais sobre este desporto de igualdade

SERENITY SPA, PINE CLIFFS RESORT

Conheça o maior e mais completo espaço de bem-estar da região do Algarve

Os Mais Vistos

Lifestyle

Conheça a nova loja da marca no Algarve

Lifestyle

Exposição sobre Vernissage de arte

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33