PUB
                             
Health - 05.04.2017

O fitness, a musculação e o pilates uniram-se ao ballet clássico, dando origem a uma modalidade que tem vindo a tornar-se febre no universo feminino: o Ballet Fitness. Jáverdadeiro sucesso no Brasil e Estados Unidos da América, faz partedos planos de treino de diversas personalidades, como as «Angels»da Victoria’s Secret, Alessandra Ambrósio ou Doutzen Kroes.

A chegada desta atividade trouxe um novo olhar sobre os movimentos clássicos do ballet. Se por um lado retira a ideiade ser algo impossível de praticar por qualquer pessoa, por outro, é um novo conceito de treino de grande intensidade. O objetivo é ter um corpo esguio e tonificado,é possível queimar cerca de 700 calorias em apenas 30 minutos de aula e,após dois meses, obter efeitos físicos visíveisse acompanhado por uma alimentação equilibrada.É possível adquirir o corpo de uma bailarina, em toda a sua resistência e elegância, sem ter de saber dançar o Lago dos Cisnes.

A principal diferença em relação ao ballet tradicional,e também o segredo deste sucesso, está na prática dos exercícios em circuito e na sua repetiçãointensade movimentos. Sem intervalos, com exercícios de solo, e de forma sequencial, é feito um trabalho de «cárdio», musculação, postura, alongamento e respiração.

A CRIADORA DO CONCEITO

Betina Dantas foi a fundadora deste conceito, que é hoje um estilo de vida. Atualmente professora de ballet em São Paulo,  no Brasil, obteve a sua formação pela Royal Academy of Dance de Londres. Tendo iniciado a prática de ballet aos três anos de idade, aos 14 sofreu uma lesão crónica, no tornozelo, que a impediu de seguir uma carreira profissional. Mais tarde, impossibilitada de executar exercícios em ponta e de se sujeitar a ensaios prolongados, criou para si mesma um treino que adicionavaaos movimentos clássicos que aprendera, exercícios regulares de fitness: abdominais no chão, com os pés em ponta; agachamentos em plié; utilização dos movimentos de cisne para uma queima intensiva na zona dos braços, ou mesmo a readaptação do «agradecimento de bailarina» a um exercício isométrico de coxas.

Ao ver-se obrigada a adaptar o seu estilo de exercício, percebeu como os seus conhecimentos de dança otimizavam os resultados de uma prática de treino tradicional e de como isso era benéfico para o corpo feminino.

Segundo Betina,esta é uma atividade genial para todas as mulheres, sejam elas antigas bailarinas profissionais, anteriores bailarinas de escola, ou mesmo iniciantes que nunca antes dançaram e que têm agora uma oportunidade de oexperimentar. «Ao som de uma música bonita, com uma roupa linda, você «malha» e transpira muito», afirma ao canal online brasileiro «M de mulher».

Conduzida pelas amigas a tornar esta invenção numa aula, Betina cria uma metodologia ao estilo brasileiro: concentração de trabalho físico nos glúteos, pernas e barriga, recorrendo maioritariamente aos pés e calcanhares como ferramentas de acréscimo de intensidade.

Para aqueles que se encontram em inatividade, e pretendem iniciar o ballet fitness, é aconselháveluma preparação física prévia, de ginásio tradicional, apenas para que o corpo seja capaz de aguentar os novos estímulos e número de repetições. Trata-se de um treino acessível a todos, mas de nível elevado de desgaste.

A adesão foi tanta ao longo destes últimos anos, que o ballet saiu às ruas e introduziu as suas características nos outfits: collants de diversas cores e padrões, sabrinas e bodies, invadiram os guarda-roupas diários das mulheres, queintuitivamente pretenderam transferir a delicadeza e elegância desta atividade aos seus trajes diários. O ballet está na moda, em qualquer que seja a categoria.

Em Portugal, esta modalidade já se encontra disponível na cadeia de ginásios VivaFit e Clube VII. Sem receios, estes locais,pretendem receber, em primeira, mão as bailarinas lusitanas. Encante-se pela beleza física, musical e indumentária desta atividade, junte-se a milhares de pessoas que fizeram desta um hábito de saúde e viva o sonho de criança de ser bailarina.

Principais benefícios:

  • Definição e tonicidade muscular
  • Força e resistência aeróbica
  • Emagrecimento
  • Melhoria de flexibilidade, postura, equilíbrio, coordenação e respiração.
  • Corpo esguio e tonificado.

Por Carlota Veiga

 

Artigos relacionados...

Tratamento de luxo no Miragem Water Lounge

Desfrute do novo espaço de bem-estar do Hotel Cascais Miragem

Real Spa Therapy em Cascais

Prazer e saúde no Grande Real Villa Itália Hotel & Spa

A magia da canela

Conheça os benefícios que a canela traz à sua saúde

Yoga & Healthy Brunch

Sheraton Cascais promove sábados saudáveis

Os Mais Vistos

Lifestyle

Primeiro carro voador em pré-venda já este mês

Beleza

A ciência e o luxo ao serviço da pele

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33