PUB
                             
Health - 03.02.2017

O nosso dia-a-dia é cada vez mais stressante. O trânsito, o trabalho, as responsabilidades com a família, as preocupações... Tanto para tratar e tão pouco tempo para o fazer. Esta corrida constante contra o relógio conduz facilmente à sensação de que os acontecimentos e o tempo fogem do nosso controlo. E isso reflete-se na nossa saúde física e mental.

Tristeza, apatia, mau humor, ansiedade, ter insónias ou dormir demasiadas horas, ter falta de apetite ou comer em excesso, adiar constantemente aquilo que tem de ser feito e evitar o contacto social podem ser indicadores de stress. Reconhece estes sintomas do seu dia-a-dia? Se a resposta for positiva, saiba que está na hora de aprender a relaxar.

Com a adoção de algumas estratégias simples é possível equilibrar a sua vida, de forma a alcançar a harmonia e viver de uma forma menos stressante. Para o ajudar nesta tarefa, sugerimos-lhe 9 formas de voltar à calma, recarregar energias e, assim, conseguir enfrentar cada novo dia cheio de motivação, vontade e boa disposição.

Durma bem -Uma boa noite do sono é essencial para que se sinta bem-disposto e ativo no dia seguinte. Além de ser vital para a atividade cerebral e para a renovação celular, ajuda a recuperar da atividade física e a processar a informação que recebeu durante todo o dia, acabando por curar a ansiedade de uma forma natural. Procure dormir entre 7 a 9 horas por noite, sendo que este número varia de acordo com o organismo de cada um.

Espreguice-se! - Reserve os primeiros minutos do seu dia a esta atividade. Espreguiçar desperta o cérebro e os músculos, estimula a circulação, dando mais energia, e aumenta a flexibilidade, evitando dores musculares. Procure repetir esta atividade ao longo do dia, sempre que o seu corpo lhe pedir. Ele vai agradecer e a sua disposição também.

Respire fundo - Nos momentos em que tudo se torna caótico ou se sente ansioso, faça uma pausa e respire fundo. Concentre-se exclusivamente na sua respiração, inspirando e expirando repetitivamente. Depois de alguns minutos, sentir-se-á muito melhor. Este exercício ajuda-o a controlar as tensões nervosas e a trazer calma ao seu corpo, diminuindo o ritmo cardíaco e aliviando a ansiedade.

Desligue-se - Por mais difícil que seja, desligue-se de tudo o que é tecnologia. Tire algumas horas longe dos computadores, tablets, telemóveis e afins e vá sair com os amigos, leia um bom livro ou, se gostar de escrever, use um caderno como diário. Colocar os sentimentos no papel traz mais leveza e equilíbrio para a sua vida. Escolha um momento do dia para se libertar da «tirania» da tecnologia e verá que não há mal nenhum em ficar «desligado» do mundo durante algum tempo.

Medite - Mesmo que nunca tenha meditado, experimente fazê-lo, até porque não tem de ser nada complicado. Basta escolher um sítio calmo, onde se possa sentar sem ser incomodado e a partir daí é fechar os olhos e tentar limpar a mente. Concentre-se na forma como se sente, na sua respiração, vá desacelerando a mesma, sinta o ar a fluir, a entrar e sair do seu corpo. Esta não só é uma excelente forma de relaxar como ajuda a que ganhe consciência dos mecanismos que permitem controlar-se em situações mais stressantes. E a boa notícia é que não precisa de muito tempo. Dez minutos por dia são suficientes.

Mexa-se – Não é novidade para ninguém que, no que toca a aliviar stress, a prática de atividade física é uma dica comum. Mas a verdade é que funciona e pode ser, igualmente, uma fonte de prazer. O exercício físico liberta a tensão e promove a libertação de endorfinas – os químicos naturais para se sentir bem -, ajudando o corpo a aliviar a ansiedade. Esta é também uma excelente forma de relaxar, uma vez que lhe proporciona algum tempo de qualidade sozinho, para contemplar, refletir e esquecer, ao mesmo tempo que o ajuda a manter-se em forma. Tente caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta ou dançar todos os dias.

Tome um banho de imersão -Um banho morno pode ajudá-lo a descontrair e a recuperar as energias no final do dia. Comece por criar um ambiente relaxante, acendendo algumas velas e pondo uma música tranquila. Encha a banheira com água, espuma e enfie-se dentro dela. Se quiser coloque também umas gotas de alfazema na água. Depois feche os olhos e deixe-se estar assim, afastado do mundo, durante, pelo menos, 20 minutos.

Faça uma massagem – Isto é exatamente aquilo que o corpo e a alma pedem em momentos críticos de stress. Coloque-se nas mãos de um profissional durante uma hora de plena felicidade ou peça a alguém que lhe faça uma massagem de relaxamento. Vai ver como se irá sentir mais aliviado das tensões do quotidiano.

Ria muito - Rir é uma boa terapia antisstress, já dizia o provérbio «rir é o melhor remédio». Por isso, procure rir muito. Rirmo-nos de nós próprios não só ajuda a descomplicar as situações, como reduz a presença das hormonas do stress na circulação sanguínea, relaxa os músculos tensos, ajuda o sistema imunitário a funcionar melhor e dá-nos uma sensação de satisfação pessoal.

Por Carla Mateus

Artigos relacionados...

Magic Spa, Pestana Promenade

Top Ten Spas para Relaxar

Dieta ALEA

Conheça uma das dietas mais comentadas do momento

AQUAFALLS SPA, AQUAFALLS NATURE HOTEL

Top Ten Spas para Relaxar

Segway Polo

Saiba mais sobre este desporto de igualdade

SERENITY SPA, PINE CLIFFS RESORT

Conheça o maior e mais completo espaço de bem-estar da região do Algarve

Os Mais Vistos

Food & Drinks

Cocktails e pratos de assinatura para desfrutar neste bar do InterContinental Porto

Lifestyle

Descubra as cidades mais recomendadas pelo TripAdvisor para este verão

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33