PUB
                             
Health - 03.02.2017

Cada vez mais, existem adeptos duma alimentação saudável e cuidada.Cuidados que passam por um ajuste da alimentação ao estilo de vida, que pode passar pelo ginásio, ou apenas por escolhas alimentares mais ponderadas.

Muitas pessoas ainda têm o preconceito e pensam que alimentação saudável é sinónimo de saladas e pratos sem sabor, muito rotineiros. Vamos desmitificar.

Quando tomamos a opção de mudar os nossos hábitos alimentares temos que pensar que não pode faltar variedade e que deve contemplar todos os nutrientes que necessitamos.Uma alimentação equilibrada deve ser constituída maioritariamente por hidratos de carbono (até 65% do total de calorias ingeridas) e por quantidades menores de gordura e proteínas (cada uma não deve ultrapassar os 35% do total do valor calórico diário).

Vamos deixar 5 dicas para uma alimentação mais saudável, sendo também as principais para se começar uma mudança de forma sustentada:

  1. Regra de ouro: um bom pequeno-almoço. É a refeição principal, pois quebra longas horas de jejum e fornece a energia para todo o dia. Existem mil opções…
  2. Mínimo de 5 refeições diárias. Não se deve estar muito tempo sem comer. O ideal entre 2 a 3 horas, fazer pequenas refeições, ingerindo os chamados snacks. Se estiver muito tempo em jejum, na refeição seguinte certamente vai ter mais fome, comerá mais e terá tendência para selecionar alimentos menos saudáveis.
  3. Mais vegetais, menos fruta.São ricos em nutrientes essenciais para o organismo, como as fibras, vitaminas e minerais, e não fornecem muitas calorias, visto serem pobres em gordura e em açúcar. É recomendada a ingestão de 3 a 5 porções por dia.
  4. Sopas.Geralmente, a sua base são os legumes e é pobre em gordura. Ligada à regra anterior. Uma excelente opção antes do prato principal, enche e aporta os nutrientes necessários.
  5. Qualidade dos alimentos.Opte por alimentos frescos, não processados. Qualidade nem sempre quer dizer quantidade, reduza o tamanho das porções ingeridas, pois comer em demasia origina a obesidade e esta traz consigo variadíssimas doenças.

Adotando estas regras simples e básicas, consegue-se começar um novo estilo de vida, com mais saúde e energia.

Por Sara Torres

 

Artigos relacionados...

Magic Spa, Pestana Promenade

Top Ten Spas para Relaxar

Dieta ALEA

Conheça uma das dietas mais comentadas do momento

AQUAFALLS SPA, AQUAFALLS NATURE HOTEL

Top Ten Spas para Relaxar

Segway Polo

Saiba mais sobre este desporto de igualdade

SERENITY SPA, PINE CLIFFS RESORT

Conheça o maior e mais completo espaço de bem-estar da região do Algarve

Os Mais Vistos

Food & Drinks

Cocktails e pratos de assinatura para desfrutar neste bar do InterContinental Porto

Lifestyle

Descubra as cidades mais recomendadas pelo TripAdvisor para este verão

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33