Health - 23.09.2016

Ir ao ginásio, treinar e “suar a camisola” pode não ser o suficiente para que os resultados delineados sejam alcançados. Existem algumas condutas que poderão causar lesões, comprometer os objetivos finais e até a saúde do atleta.

A F Magazine Luxury foi investigar e identificou os sete erros mais comuns que os portugueses cometem no ginásio:

1. Pausas longas entre os exercícios
Não basta só cumprir as séries e os exercícios delineados no seu programa de treino, há que ter muita atenção aos períodos de pausa entre cada série, para que o objetivo do seu trabalho seja alcançado, e o exercício seja rentabilizado na íntegra.

2. Treinos rotineiros
O corpo humano tem uma capacidade enorme de adaptação, como tal, há que variar os exercícios, bem como alterar, periodicamente, as cargas de cada série, para que os resultados sejam efetivos.

3. Exercitar apenas alguns grupos musculares
Potenciar apenas alguns grupos musculares, descurando determinados músculos que nos sustentam e nos dão equilíbrio, é uma prática errónea. Este é um erro comum, principalmente, nas pessoas que praticam desporto sem o acompanhamento de um personal trainer.

4. Fazer treinos muito longos
Por norma, a duração de um treino de ginásio não deve exceder os 60/90 minutos. Lembre-se que exercícios mais prolongados não significam, por si só, a perda de mais calorias. Está provado que treinos curtos e intensos (intervalados), que mantenham os batimentos cardíacos acima dos 80 por cento, queimam mais calorias do que aqueles que se arrastam por longos períodos de tempo.

5. Exagerar nas cargas
Ao exagerar nas cargas, poderá estar a desgastar as suas articulações, a sobrecarregar as costas e a arriscar uma série de lesões graves.

6. Má alimentação
É muito importante que esteja “abastecido” de energia para o treino desportivo. Défices de energia também podem comprometer os resultados do exercício. Antes de ir treinar, faça uma pequena refeição com alimentos adequados para o período pré-treino.

7. Negligenciar o aquecimento
Ignorar o aquecimento é o motivo “número um” das lesões que ocorrem no ginásio. Dispense uns minutos para fazer exercícios de mobilização muscular, principalmente do grupo muscular que vai trabalhar. Se o fizer, irá ver que os resultados serão seguramente mais satisfatórios.

 

Os Mais Vistos

Beleza

Note di Colonia IV, Acqua di Parma

A F Magazine no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33