PUB
                             
Health - 01.07.2016

Os glúteos são dos músculos mais importantes do nosso corpo, uma vez que conferem um cem número de benefícios, quando bem trabalhados, prevenindo e evitando o risco de diversas lesões.

Entre os benefícios podemos destacar os seguintes:

- Estabilidade da coluna vertebral
- Locomoção motora, impulsionado as pernas a cada passada
- Quando bem trabalhados, potenciam a prática de corrida
- Reduzem o desgaste físico, evitando a possibilidade de câimbras
- Amortecem o impacto com o solo, prevenindo o risco de lesões. 

Independentemente de ser-se homem ou mulher, o corpo humano conta com o mesmo número de músculos, bem como com as mesmas funções. Contudo, há, da parte "deles", um certo preconceito em trabalhar este músculo, pois grande parte dos homens não compreende bem os benefícios que estes músculos bem trabalhados acarretam.

Fortalecer os glúteos pode até evitar o risco de incontinência urinária, já que estes músculos trabalham em comunhão com o músculo pélvico, que se aloja entre as coxas.

Deste modo, desenvolvemos 7 exercícios para que possa potenciar e exercitar os seus glúteos, em casa, e assim não arranjar desculpas para não trabalhar este grupo muscular de vital importância.

1. Elevação do quadril
Neste exercício ao fazer o movimento de flexão, é muito importante que as pernas fiquem alinhadas com as costas na perpendicular, sem que os calcanhares se levantem. 

2. Abdução do quadril do solo
Deitado na lateral, faça a abdução do quadril de forma a controlar o gesto do movimento de uma forma lenta e sustentada.

3. Extensão do quadril do solo
De joelhos no chão, fazer o movimento de extensão da perna, tipo "coice", de modo a que fique bem alinhada com a coluna e naturalmente sinta o nadegueiro bem contraído... depois repita o movimento com a outra perna.

4. Afundos com rotação do tronco
Com a ajuda de uma bola, faça os afundos rodando em simultâneo o corpo na mesma direção da passada. Ter em atenção que deve manter uma boa postura e não dobrar o joelho mais do que até à ponta do pé.

5. Set Up
Com a ajuda de uma cadeira, fazer a elevação sempre com a mesma perna, retornando o movimento descendente de um modo lento e sustentado. Ao fim da série, troque de perna.

6. Agachamentos
Com os joelhos bem alinhados com os ombros, fletir as pernas de modo a formar um ângulo de 90° graus (caso não tenha dores articulares, pode dar maior amplitude ao agachamento). Os braços acompanham o movimento de forma esticada, para que o exercício se mantenha equilibrado e a coluna ereta.

7. Afundos com salto
De pé, com os pés à largura dos ombros e com as mãos entrelaçadas atrás da cabeça, fletir uma perna e outra, sem sair do mesmo sítio, com a ajuda de um salto, de modo a que o movimento seja explosivo.

Artigos relacionados...

Tratamento de luxo no Miragem Water Lounge

Desfrute do novo espaço de bem-estar do Hotel Cascais Miragem

Real Spa Therapy em Cascais

Prazer e saúde no Grande Real Villa Itália Hotel & Spa

A magia da canela

Conheça os benefícios que a canela traz à sua saúde

Yoga & Healthy Brunch

Sheraton Cascais promove sábados saudáveis

Os Mais Vistos

Lifestyle

Primeiro carro voador em pré-venda já este mês

Lifestyle

Luxo e charme na mágica Invicta

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33