Food & Drinks - 12.06.2018

O Guia Michelin é considerado a «Bíblia» da gastronomia mundial sendo, por isso, um prestígio e sucesso garantido, um restaurante receber uma estrela, e sinal de quase-perfeição. O máximo que um restaurante pode receber são três estrelas, o que significa uma cozinha irrepreensível e de luxo.

Ao todo, são 18 os restaurantes portugueses premiados com uma estrela Michelin e cinco que mereceram duas, considerados assim uma “cozinha excelente, vale a pena o desvio”.

Com uma lista tão vasta, a F Magazine Luxury debruçou-se sobre alguns destes espaços e os seus chefs que reinventam a experiência gastronómica.

 

Largo do Paço

Localizado a poucos minutos do Porto, em Amarante, este premiado restaurante com uma estrela Michelin, conta com um ambiente requintado e acolhedor, e uma equipa de profissionais ímpar. Os menus mudam sazonalmente, de forma a incorporar os produtos mais frescos e orgânicos disponíveis. O premiado espaço inserido no Hotel Casa da Calçada, Relais & Châteaux, tem dado primazia a uma cozinha de cariz portuguesa, procurando sempre encontrar o equilíbrio entre o tradicional e o contemporâneo, o simples e o sofisticado.

 

The Yeatman

O restaurante The Yeatman, situado na margem sul do Porto, proporciona um ambiente clássico e confortável, apresentando um serviço de alta qualidade, porém discreto. O magnifico quadro que constitui o rio Douro e o centro histórico do Porto proporcionam um cenário sem igual. Em 2017, com a atribuição de duas estrelas Michelin, The Yeatman orgulha-se de proporcionar uma experiência enogastronómica única, harmonizando uma cozinha onde os sabores tradicionais portugueses são interpretados e apresentados num estilo contemporâneo, e conjugados com uma abrangente lista de vinhos portugueses e internacionais. Uma descoberta da riqueza e perfeição da ligação entre vinho e gastronomia e os seus contrastes de sabores. Ricardo Costa, natural de Aveiro, é o chef executivo do The Yeatman desde a sua abertura, em 2010.

Eleven

Situado numa das colinas de Lisboa, o Eleven proporciona uma deslumbrante vista sobre a cidade e o rio Tejo, sobranceira ao verde do Parque Eduardo VII, o que lhe confere uma tranquilidade invulgar no meio do reboliço citadino. Com uma arquitetura modernista e minimalista, todo o espaço está voltado para o exterior, mercê das enormes janelas. O chef Joachim Koerper, um apaixonado pelos produtos do sul da Europa, pelos seus sabores, cores, aromas e texturas, apenas utiliza os produtos mais frescos disponíveis trabalhando-os com arte e muita criatividade, e é essa a razão para ter sido brindado com uma estrela Michelin.

 

Fortaleza do Guincho

Com uma filosofia assente nas melhores práticas da alta cozinha, as propostas deste restaurante vão beber a sua maior influência ao Atlântico, que lhe serve de cenário de fundo. O peixe e o marisco frescos da nossa costa, bem como a complementaridade dos melhores produtos nacionais, são uma constante, sendo recriados em cada prato de acordo com a estação do ano. O reconhecimento tem sido constante, e em 2001 o restaurante ganhou a sua primeira estrela Michelin que ainda hoje mantém. Miguel Vieira, um dos cozinheiros portugueses mais consistentes da atualidade, é o responsável por tal.

 

Henrique Leis

Uma casa em madeira, que proporciona um ambiente acolhedor e confortável apresenta-se como ideal para jantares íntimos, granjeado por um serviço de excelência. Premiado com uma estrela Michelin, o chef Henrique Leis, dá o seu toque pessoal não só aos pratos, mas também à decoração onde se pode vislumbrar algumas das suas pinturas. Situado na costa Algarvia, em Almancil, o restaurante dispõe de duas salas, uma apropriada para o inverno, com tons quentes e lareira, e outra mais adaptada ao verão, com cores vivas e frescas que se estendem até ao exterior, onde se encontra a esplanada, com uma magnífica vista sobre o Atlântico.

 

Alma

Este restaurante, que se define como um restaurante fine dining, de cozinha de autor servida num ambiente sofisticado, e preparado ao pormenor para nos oferecer uma verdadeira experiência. O Alma é o primeiro projeto em nome próprio de Henrique Sá Pessoa: abriu em 2009, em Santos tendo-se tornado uma referência no panorama gastronómico. Em 2015, reabre no Chiado, instalando-se no antigo armazém da livraria Bertrand, num edifício pombalino do século XVIII. A intervenção do chef Henrique Sá Pessoa é feita com base nas suas influências e referências: a cozinha tradicional portuguesa, as viagens pelo mundo, a paixão pelo continente asiático e a vida em Lisboa. O Alma pretende ser um espaço inovador, não apenas devido às abordagens culinárias que propõe, mas também ao simplificar algumas regras básicas do serviço, que apesar de rigoroso, é descontraído.

 

Belcanto

Distinguido recentemente com duas estrelas Michelin, a fama do Belcanto vem de longe, pois abriu em 1958, em pleno centro histórico de Lisboa, no Chiado. Já o Belcanto por José Avillez só abriu em 2012, totalmente renovado. De salientar que nesse mesmo ano, foi logo distinguido com uma estrela Michelin e, em 2014, foi reconhecido com a segunda, sendo o primeiro restaurante em Lisboa a obter essa distinção. Em 2015, o Belcanto foi considerado um dos cem melhores restaurantes do mundo pela prestigiada “The World’s 50 Best Restaurants List”. Por isso, esteja preparado, pois José Avillez faz-nos empreender numa viagem gastronómica e sensorial absolutamente ímpar. Aqui, a cozinha portuguesa é revisitada por este chef, num ambiente sofisticado e que ainda mantém um certo romantismo do antigo Chiado, sendo esta a cozinha que o caracteriza e que expressa a sua evolução criativa onde reinventa algumas tradições portuguesas.

 

Vila Joya

Integrado numa unidade de charme e luxo com o mesmo nome, na Praia da Galé, em Albufeira, é um espaço de referência na restauração algarvia e nacional, premiado com duas estrelas Michelin. Com uma cozinha rica e criativa, da responsabilidade do chef austríaco Dieter Koschina, baseada na força dos sabores e na leveza dos pratos, onde se combina produtos locais com técnicas de cozinha do Norte da Europa, sobressai também no perfecionismo da equipa que o rodeia. Para além das distinções da Michelin desde 1999, o Vila Joya figura no 22.º lugar da lista “The World’s 50 Best Restaurants List”.

 

Feitoria

Situado no Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa, o restaurante Feitoria, já distinguido com uma estrela Michelin, é um exclusivo restaurante gourmet de cozinha de autor tem por objetivo proporcionar experiências que vão muito além de uma mera refeição. Com uma cozinha focada na origem do produto, toda a gastronomia do Feitoria move-se em torno de um grande respeito pelos produtores e pela matéria. O chef João Rodrigues pretende que se sinta o cheiro molhado da terra e da brisa do mar, que se tenha contacto com o produto e, no fundo, que se saboreie como nunca. Com rigor e imaginação, a sua cozinha está concebida para que todos os sentidos despertem.

Keywords

f magazine luxury
f magazine luxury online
gourmet
largo do paço
the yeatman
eleven
fortaleza do guincho
henrique leis
alma
belcanto
vila joya
feitoria

F Magazine TV

Os Mais Vistos

Food & Drinks

Conheça alguns dos chefs e restaurantes em Portugal com Estrela Michelin

Beleza

Note di Colonia IV, Acqua di Parma

A F Magazine no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33