PUB
                             
PUB
Food & Drinks - 02.05.2018

O Alma apresenta-se como um restaurante fine dining, de cozinha de autor servida num ambiente sofisticado, e preparado ao pormenor para nos oferecer uma verdadeira experiência.

Foi assim que a equipa da F Magazine Luxury pôde responder ao convite que lhe foi endereçado: viver uma experiência gastronómica diferente. Tudo começou com uma entrada de tapioca crocante com alga marítima e maionese de ostra e um shot de gaspacho clarificado com azeite de poejo. Seguiu-se lasca de bacalhau com tomate, pickle de cebola e caviar de azeite e um finger food de pimento vermelho em tempura vegetal e base de pimentos assados com gel de vinagre defumado. O azeite Alma, com que foram sendo regados alguns pratos, é exclusivamente vendido no restaurante. E o vinho que nos fez companhia foi o Deluto, tinto alentejano. Foram ainda servidas umas cenouras glaceadas em mel e cardamomo e um bulgur de frutos secos e sultanas douradas com puré de alperce, queijo de cabra e coulis de espinafres, seguidos de escalope de fois gras com base de granola de frutos secos e beterraba, acompanhado por purê de pistachio e um outro de maçã e no topo espuma de café.

Os pratos principais, por assim dizer, foram presa ibérica com purê de pastinaga, chutney de banana com maracujá e jus de melaço e especiarias, e robalo cozinhado a vapor com espuma cítrica e finalizado com arroz à bulhão pato.

Para finalizar, tivemos bomba de chocolate negro com caramelo salgado no interior, rodeado de mousse de chocolate e avelãs caramelizadas e sorbet de avelã e morangos com merengue de framboesa, sorbet de côco no interior, creme de pistachio e coulis de framboesa. Podemos dizer que estava tudo divinal e que o serviço foi do mas atencioso que poderíamos ter. Toda a equipa está de parabéns!

O Alma é o primeiro projeto em nome próprio de Henrique Sá Pessoa. Primeiramente, abriu em 2009, na zona de Santos tendo-se logo tornado uma referência no panorama gastronómico. Em 2015 vem a reabrir em pleno Chiado, instalando-se no antigo armazém da livraria Bertrand, num edifício pombalino do século XVIII.

A intervenção do chef Henrique Sá Pessoa é feita com base nas suas influências e referências: a cozinha tradicional portuguesa, as viagens pelo mundo, a paixão pelo continente asiático e a vida em Lisboa. O Alma pretende ser um espaço inovador, não apenas devido às abordagens culinárias que propõe, mas também ao simplificar algumas regras básicas do serviço, que apesar de rigoroso, é descontraído. E assim o pudemos experienciar. Aconselhamos vivamente!

 

F Luxury TV

PUB

Os Mais Vistos

Food & Drinks

Cocktails e pratos de assinatura para desfrutar neste bar do InterContinental Porto

Beleza

Acqua di Parma lança nova fragrância feminina

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33