PUB
                             
Food & Drinks - 09.10.2018

O restaurante Geographia é uma grande novidade na capital lisboeta. Um espaço que faz tributo à cultura e gastronomia portuguesa. Uma viagem que empreendemos através de uma seleção de pratos que, não sendo 100 por cento nossos, também o acabam por ser. Tal é percetível através da partilha de ingredientes e de técnicas culinárias, que se traduzem num conjunto de sabores intensos e que evocam a fusão de culturas e tradições dos portugueses pelo mundo.

O próprio nome Geographia, utilizando a grafia antiga, pretende levar quem o visita num regresso à época em que Portugal estabelecia relações diplomáticas, económicas, políticas, sociais e comerciais pelos quatro cantos do mundo. Quanto à escolha da imagem e do logotipo recaiu sobre o desenho de Albrecht Dürer do rinoceronte Ulisses, um símbolo do cruzamento de culturas de expressão portuguesa.

Este espaço de celebração da comida lusófona é um projeto com três sócios à cabeça, amigos, que decidiram embarcar em conjunto numa nova aventura: Ruben Obadia, antigo jornalista, Miguel Júdice, empresário com diversos negócios em Portugal, e Lucyna Szymanska, responsável de uma das maiores agências de modelos da Polónia, a D’Vision. A F Luxury Magazine teve o privilégio de visitar o restaurante e poder desfrutar de um almoço, na companhia de um deles, o Ruben, num menu de degustação que representou bem a oferta diferenciada e cheia de sabor do restaurante.

Situado na interseção de três dos bairros mais tradicionais e carismáticos de Lisboa, a Lapa, as Janelas Verdes e Santos, o Geographia apresenta experiência de serviço, e um ambiente e decoração que trazem ao presente o mundo mágico das viagens de descoberta, sejam as epopeias de outrora ou as que hoje fazemos ou ainda sonhamos vir a fazer. Para completar a experiência, a música que se escuta tem a curadoria da empresa especializada em marketing sensorial, Mufyn, que acompanha cada almoço ou jantar com um som adequado e próprio.

No menu, podemos encontrar pratos com origem e influências vindas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Goa, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. No nosso caso específico, pudemos apreciar nas entradas “Dim Sum de minchi com molho de pimentos doces carne picada e molho de soja”, “Fritinhos dos quatro continentes com molhos orange spice e aioli” (que inclui pastéis de bacalhau com mandioca, ao invés de batata, e Croquetes de Carne de Sol) e “A sapateira que queria ser casquinha de siri”. Como prato principal, provámos “Caril de camarão à Goesa com arroz de côco” e “Escondidinho de puré de mandioca e leite de côco com bacalhau à Bulhão Pato”. Na categoria de carnes, foi a vez de “Escondidinho de puré de mandioca e leite de côco com carne de sol” e “Picanha maturada com baião de dois e mandioca frita”. Nos doces, oscilámos entre o “Melhor pão de ló do Universo com coulis de frutos vermelhos” e a “Mousse de chocolate de São Tomé com o seu salame”. De comer e chorar por mais…

Os vinhos que acompanham o menu, oriundos de pequenos produtores nacionais, seguem o mesmo conceito dos pratos presentes no menu, e vêm reforçar a experiência. O mesmo se passa com o azeite, o café, o chá e o picante, que vão passar a ser vendidos para quem quiser perpetuar a experiência em casa.

De destacar, o fecho especial: o café Geographia, um fantástico blend, com grãos selecionados em pequenos produtores, torrados a lenha de forma tradicional, de Timor, São Tomé, Cabo Verde, Brasil (Arábica) e Angola (Robusta).

O objetivo foi homenagear a cozinha portuguesa, sem ser saudosista, como recordou Ruben, através dos países que a influenciaram decisivamente. Não perca a oportunidade de uma experiência ímpar. Aberto há dois meses, na Rua do Conde, n.º 1, em Lisboa, o Geographia está aberto de segunda a sábado, das 12h30 às 15h e das 19h30 às 23h30.

Artigos relacionados...

Singapura recebe alta gastronomia

Primeiro país asiático a receber os World’s 50 Best Restaurants Awards

Geographia presenteia Lisboa com novo conceito

Um restaurante com comida que fala português

Chef Alexandre Silva “aquece” a cozinha portuguesa

Restaurante FOGO abre em 2019 em Lisboa

Embarque numa viagem gastronómica gourmet

Novo Cookbook da Small Luxury Hotels of The World™

Henrique Leis: ao sabor da estrela Michelin

Qualidade e requinte no litoral algarvio

Os Mais Vistos

Lifestyle

Primeiro carro voador em pré-venda já este mês

Beleza

Coleção para seduzir no outono

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33