PUB
                             
Food & Drinks - 17.08.2018

Aberta recentemente, a Valdo Gatti é a pizzeria da sustentabilidade por excelência: aos produtos nacionais e naturais junta apenas ingredientes italianos DOP, num projeto consciente, autêntico e, acima de tudo, cheio de sabor.

Esta nova pizzeria do Bairro Alto rege-se por dois valores que orientam o conceito da carta e do espaço, e que são também reflexo dos ideais da equipa: toxic-free e genuíno. A tentativa de evitar o desperdício, a atenção ao impacto ambiental do negócio e o uso de ingredientes frescos (assim como o respeito pelo seu tempo de vida) fazem deste um projeto singular.

A F Luxury Magazine teve a oportunidade de degustar um jantar neste espaço amigo do ambiente, ficando a conhecer mais sobre as iguarias gastronómicas biológicas que a Valdo Gatti tem para oferecer.

Perante uma carta repleta de diversas opções, o mais difícil será escolher o que irá provar. Para abrir o apetite, encontrará entradas que vão desde o pão de alho, preparado com diferentes acompanhamentos, às beringelas no forno com mozzarella e tomate.

Com 12 propostas de pizzas confecionadas com ingredientes biológicos de pequenos produtores, num forno que combina lenha certificada que provém da limpeza das florestas e gás, a massa de pizza da Valdo Gatti destaca-se, de entre vários motivos, pelas 48 horas de fermentação antes da sua confecção. Poderá também optar pela Pizza do Dia, que abre espaço à criatividade dos pizzaiolos e dá a conhecer novos sabores, além da Come ti pare para ser construída pelo cliente. O facto de ter um regime de alimentação específico, como o veganismo, não deverá ser impedimento para visitar este espaço, pois a Valdo Gatti possui opções vegan que o irão deixar com água na boca.

A fechar a refeição, o típico e tradicional Tiramisú tem lugar de destaque, a par de uma mousse de chocolate preto sem lactose e glúten, a Cioccolato, e dos deliciosos gelados da Nannarella. Não se esqueça de experimentar o Limontejo, um licor fabricado no nosso Alentejo que o transportará para terras italianas com a brisa de Portugal sempre presente.

Antonio Menghi, carinhosamente chamado “Antonino”, por ter apenas 27 anos, é o maestro pizzaiolo da Valdo Gatti, natural da região da Puglia, em Itália, que se lançou por esse mundo fora, a espalhar a palavra (e os sabores) da tradição gastronómica italiana.

A sustentabilidade não se limita à carta, estende-se às bebidas e ao espaço — a Valdo Gatti conforta o estômago e a consciência. A acompanhar as pizzas, os sumos são naturais e prensados a frio no momento, e o vinho é biológico e servido em garrafas de vidro reutilizáveis. A água sai da torneira, mas chega à mesa só depois de filtrada, num jarro de vidro, e o plástico foi banido, por isso as palhinhas são de material biodegradável.

Uma história italiana, uma paixão portuguesa: Valdo Gatti é um dos espaços a visitar este verão.

Artigos relacionados...

Séverine Frerson é a nova Cellar Master da Perrier-Jouët

Maison prepara despedida do mítico Hervé Deschamps

Giorgio Armani: do corte e costura aos fornos e pratos gourmet

O génio multifacetado por detrás do estilista de renome

Singapura recebe alta gastronomia

Primeiro país asiático a receber os World’s 50 Best Restaurants Awards

Geographia presenteia Lisboa com novo conceito

Um restaurante com comida que fala português

Chef Alexandre Silva “aquece” a cozinha portuguesa

Restaurante FOGO abre em 2019 em Lisboa

Os Mais Vistos

Food & Drinks

O génio multifacetado por detrás do estilista de renome

Food & Drinks

Maison prepara despedida do mítico Hervé Deschamps

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33