PUB
                             
Food & Drinks - 02.05.2018

O Alma apresenta-se como um restaurante fine dining, de cozinha de autor servida num ambiente sofisticado, e preparado ao pormenor para nos oferecer uma verdadeira experiência.

Foi assim que a equipa da F Magazine Luxury pôde responder ao convite que lhe foi endereçado: viver uma experiência gastronómica diferente. Tudo começou com uma entrada de tapioca crocante com alga marítima e maionese de ostra e um shot de gaspacho clarificado com azeite de poejo. Seguiu-se lasca de bacalhau com tomate, pickle de cebola e caviar de azeite e um finger food de pimento vermelho em tempura vegetal e base de pimentos assados com gel de vinagre defumado. O azeite Alma, com que foram sendo regados alguns pratos, é exclusivamente vendido no restaurante. E o vinho que nos fez companhia foi o Deluto, tinto alentejano. Foram ainda servidas umas cenouras glaceadas em mel e cardamomo e um bulgur de frutos secos e sultanas douradas com puré de alperce, queijo de cabra e coulis de espinafres, seguidos de escalope de fois gras com base de granola de frutos secos e beterraba, acompanhado por purê de pistachio e um outro de maçã e no topo espuma de café.

Os pratos principais, por assim dizer, foram presa ibérica com purê de pastinaga, chutney de banana com maracujá e jus de melaço e especiarias, e robalo cozinhado a vapor com espuma cítrica e finalizado com arroz à bulhão pato.

Para finalizar, tivemos bomba de chocolate negro com caramelo salgado no interior, rodeado de mousse de chocolate e avelãs caramelizadas e sorbet de avelã e morangos com merengue de framboesa, sorbet de côco no interior, creme de pistachio e coulis de framboesa. Podemos dizer que estava tudo divinal e que o serviço foi do mas atencioso que poderíamos ter. Toda a equipa está de parabéns!

O Alma é o primeiro projeto em nome próprio de Henrique Sá Pessoa. Primeiramente, abriu em 2009, na zona de Santos tendo-se logo tornado uma referência no panorama gastronómico. Em 2015 vem a reabrir em pleno Chiado, instalando-se no antigo armazém da livraria Bertrand, num edifício pombalino do século XVIII.

A intervenção do chef Henrique Sá Pessoa é feita com base nas suas influências e referências: a cozinha tradicional portuguesa, as viagens pelo mundo, a paixão pelo continente asiático e a vida em Lisboa. O Alma pretende ser um espaço inovador, não apenas devido às abordagens culinárias que propõe, mas também ao simplificar algumas regras básicas do serviço, que apesar de rigoroso, é descontraído. E assim o pudemos experienciar. Aconselhamos vivamente!

 

Artigos relacionados...

Requinte oriental dá (mais) brilho a Las Vegas

Restaurante cantonês concentra atenções

Quinta dos Murças lança vinho de Ânfora DOC Douro

Edição exclusiva de apenas mil garrafas

Lisboa temperada ao sabor de Za’atar

Projeto de José Avillez inspirado na cozinha libanesa

Almoços de fim de semana no original Peixola

Chef Vitor Hugo propõe pratos fora da carta

Four Seasons renasce em Nova Iorque

Luxuoso restaurante já reabriu

Os Mais Vistos

Beleza

A recriação da mítica fragrância de Audrey Hepburn

Lifestyle

Europa é o centro das grandes casas de leilões

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33